Home»Goiás»Governo cria mil novas vagas em programa para jovens em Goiás

Governo cria mil novas vagas em programa para jovens em Goiás

0
Shares
Pinterest Google+

Comemorando o Mês da Juventude em Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) autorizou a criação de mil novas vagas para o Programa Jovem Cidadão, da Secretaria Cidadã, em solenidade na manhã desta quinta-feira (10). O programa é modelo no Brasil e foi pioneiro ao dá oportunidade do primeiro emprego de carteira assinada para jovens de 14 a 17 anos.

Atualmente o programa conta com 3.624 vagas distribuídas em todos os 246 municípios do Estado. Em 17 anos, o programa Jovem Cidadão já beneficiou mais de 15 mil jovens.

No ano passado, o governador Marconi Perillo autorizou a criação de mil novas vagas exclusivas para os jovens da região do Entorno do Distrito Federal. “É uma região onde a população em geral, e o jovem em particular, é comprovadamente mais vulnerável, o que reforça a necessidade de uma proteção maior do Estado. Avançamos bastante nesse programa e vamos avança mais”, comenta a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã.

Criado no primeiro governo de Marconi Perillo, o programa proporciona ao jovem das camadas mais vulneráveis da sociedade a possibilidade de ter uma aprendizagem laboral ao mesmo tempo em que mantém os estudos escolares.

O jovem participante do programa recebe salário mínimo-hora, que equivale a cerca de meio salário mínimo por quatro horas de trabalho. O direcionamento ao trabalho conta com parceria de órgãos públicos do Estado e prefeituras. A execução do Jovem Cidadão é feita pela organização social Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) sob coordenação geral da Secretaria Cidadã. O Governo de Goiás investe anualmente cerca de R$ 50,3 milhões no programa.

“É um trabalho que tem dado muito orgulho para todos nós porque além de todos os benefícios sociais e econômicos que o programa traz ao jovem e sua família, tem também a questão da autoestima desse jovem, que se torna um adulto mais responsável e mais seguro de si, o que gera melhor relacionamento na escola, na família e na sociedade”, conclui a secretária Lêda Borges.

Para participar do programa, o jovem deve se cadastrar pelo site: http://www.secretariacidada.go.gov.br/index.php/programa-jovem-cidadao
(clique em Faça Sua Inscrição ao final da página)

*Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Cidadã