Press "Enter" to skip to content

Anhanguera é a terceira cidade com menos habitantes do Brasil

Última atualização 29/12/2022 | 15:49

O município de Anhanguera, localizado no sul de Goiás, a 295 km de Goiânia, é o terceiro com menos habitantes em todo o Brasil. Uma estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 927 habitantes, é o terceiro município menos populoso do país, de acordo com os dados coletados até o dia 25 de dezembro. 

A cidade fica atrás apenas de Borá, em São Paulo, com 877 habitantes, e Serra da Saudade, em Minas Gerais, com apenas 836 cidadãos. Para complementar a lista dos que possuem menos de mil habitantes, o município de Araguainha, no Mato Grosso. A previsão feita pelo IBGE em 2020, indica uma redução no número populacional, a estimativa apontava 1.160 habitantes no município.

Anhanguera

A cidade fazia parte da Sesmaria de Campo Limpo, atualmente cidade de Goiandira. A partir de 1930, o município começou a se formar, devido ao crescimento da influência da estrada de ferro na região nas décadas anteriores.  Somente em 11 de fevereiro de 1947, que Anhanguera foi reconhecida como distrito de Cumari, pela lei municipal nº 15. Após cinco anos, em 5 de novembro de 1953, a lei estadual nº 857, reconheceu a cidade como município autônomo do estado de Goiás.

Anhanguera é hoje o menor município goiano em dimensão territorial e em população. Situada junto à Barragem de Furnas, formada pelo represamento das águas do Rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. De rara beleza, o lago constitui atualmente a forte atração turística do município. Junto à margem, existe área de camping apreciada pelos aficcionados.