Nesta quarta-feira, dia 24, o presidente da República, Jair Bolsonaro, convocou os líderes dos três poderes para uma reunião no Palácio da Alvorada, afim de discutir a atual situação da Covid-19 no país. No encontro ficou definido a criação de um comitê de coordenação nacional para o enfrentamento da doença no Brasil.
No mesmo dia, o Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 300 mil mortos desde o começo da pandemia, em dezembro de 2019. Há um ano e três meses atrás, o vírus, ainda retino na China, não havia chegado ao Brasil, sendo que o país só registrou o primeiro caso no final de fevereiro de 2020, de um homem recém chegado de viagem à Itália.
Segundo Bolsonaro, a reunião foi “bastante proveitosa” e a “harmonia e solidariedade” permaneceram entre os participantes, visando reduzir os efeitos da crise de saúde. O chefe do executivo nacional explicou que o foco é imunizar o maior número de pessoas, e o mais rápido possível: “A vida em primeiro lugar. A intenção é, cada vez mais, nos dedicarmos à vacinação em massa no Brasil.”
Na reunião, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) informou que deve ser votado, ainda nesta semana no Congresso Nacional, o projeto que prevê a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermarias por meio de parceria com a iniciativa privada.