10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Confira a lista com alguns alimentos que se consumidos corretamente podem te ajudar a aumentar a imunidade do organismo

Manter o sistema imunológico funcionando bem é um dos fatores que aumentam a nossa qualidade de vida, já que ele é o responsável por combater microrganismos causadores de variadas doenças, como gripes e resfriados. Para se manter prevenido dessas doenças, é preciso reforçar a imunidade do nosso organismo, tendo atenção especial aos alimentos que consumimos diariamente. A alimentação é fundamental para a manutenção da imunidade do corpo e deve ser rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano. Confira abaixo uma lista com alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta se você pretende  reforçar a imunidade do seu corpo.

10. Morango 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Morango faz bem para o coração? Conheça os 6 benefícios do alimento -  03/03/2019 - UOL VivaBem

LEIA TAMBÉM

• Policarpo tem nova alteração de pressão e continua internado• Goiás lança campanha de multivacinação nesta segunda-feira, 8• Impacto financeiro do piso salarial da enfermagem acende alerta de hospitais

O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

9. Alho 

Consumo de alho NÃO protege contra o COVID-19 | Socesp

O principal componente do alho é a alicina, que possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. O ideal é consumir o alimento cru, pois o calor pode desativar os seus compostos, perdendo com isso a eficácia.

8. Gengibre 

Gengibre é um poderoso aliado da sua saúde! Conheça os seus benefícios

O gengibre é uma raiz muito conhecida pelo seu poder anti-inflamatório e termogênico. Rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta. Se você tem dificuldade de incluí-lo nas refeições, aposte em fatias finas no seu chá!

7. Batata-doce 

Batata-doce ajuda a emagrecer? Veja 6 benefícios do alimento

A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

6. Iogurte Natural

Iogurte natural integral x iogurte grego: qual tem mais benefícios à saúde?  - 25/02/2021 - UOL VivaBem

Rico em lactobacilos e também propriedades probióticas, o iogurte natural fortalece o sistema imunológico, reforça as defesas do corpo, além de melhorar a flora intestinal.

5. Beterraba 

Beterraba: benefícios para a saúde, como consumir e 13 receitas - Casa e  Jardim | Ingredientes

Além de conferir uma coloração característica e belíssima aos pratos, a beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso tudo faz dessa raiz tuberosa um potente alimento para fortalecer a imunidade, além de suavizar os efeitos do envelhecimento.

4. Semente de girassol 

Semente De Girassol Sem Casca Crua ( Granel 100g ) - Empório Girassol -  Grãos e Sementes - Magazine Luiza

Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres. Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.

3. Cogumelo Shitake

COGUMELO SHITAKE (embalagem de 250g)

O cogumelo shitake é um alimento rico em lentinana, um nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa do corpo e também aumentar a imunidade. O recomendado é consumir, pelo menos, 100g do alimento por dia.

2. Linhaça 

Linhaça dourada semente – 100 gramas – Salutar

O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.

1. Fígado 

Confira cinco razões para evitar comer bife de fígado

O fígado contém vitaminas A, D e do complexo B, além de ser rico em ferro. Contudo, recomenda-se o consumo moderado, principalmente para quem sofre de doenças crônicas do coração, uma vez que o fígado tem alto teor de colesterol. Gestantes também devem ficar atentas, em especial no primeiro trimestre da gravidez.

Tags: