A depressão é um transtorno psicológico bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, mais de 25 milhões de cidadãos sofram com a doença. Em um episódio depressivo é comum que a pessoa se sinta sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. A serotonina, produzida pela próprio organismo, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor. A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, acompanhado por um especialista. Confira na lista abaixo alguns alimentos que quando ingeridos da maneira correta podem ajudar a manter o bom humor.
10. Laranja e maçã
As duas frutas ganham destaque por fornecerem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
9. Ovo
Rico em triptofano, o ovo ajuda na produção de serotonina e dopamina, além de ser rico em vitaminas do complexo B, que favorecem o bom humor. Recomenda-se consumir uma unidade por dia, preferencialmente cozido, mexido, omelete ou frito em água. Quem tem colesterol alto deve ingeri-lo com moderação.
8. Castanha-do-pará, nozes e amêndoas
Essas oleaginosas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, além de colaborarem para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.
7. Grão-de-bico
O grão-de-bico Também conta com triptofano, ou seja, ajuda na sensação de bem-estar, além de ser rico em ômega 3 e 6, que combatem a tensão mental e a ansiedade.
6. Banana e abacate
A banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir, uma vez que, diminui a ansiedade e ajuda a proporcionar um sono tranquilo.
5. Mel
Esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.
4. Espinafre
Ajuda a combater a depressão e as doenças degenerativas, por ter boas doses de potássio e ácido fólico. Recomenda-se o consumo de uma porção de equivalente a um pires três vezes por semana, fresco ou cozido.
3. Aveia e centeio
Os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, que possuem grande importância, por melhorarem o funcionamento do intestino, combaterem a ansiedade e a depressão. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.
2. Salmão
Assim como outros peixes, como a sardinha, o salmão tem muito ômega 3, gordura boa com ação anti-inflamatória, e com papel importante na melhora do humor. Recomenda-se a ingestão de cerca de 100 gramas ao menos duas vezes por semana.
1. Soja
Ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse, uma vez que, tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio.