Por Lígia Saba
Uma alimentação balanceada e diversificada é a chave para manter o corpo em boa forma. Porém alguns truques e alimentos podem te ajudar a controlar problemas específicos e manter a saúde em dia. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 alimentos que podem ser usados como aliados para manter o coração saudável e em boas condições.
10. Tomate
O tomate é rico em licopeno, substância que ajuda na limpeza das artérias e impede a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo doenças crônicas e inflamatórias.
9. Alho
O alho contém compostos sulfúricos que atuam como antioxidantes e diminuem o colesterol LDL, além de controlar a pressão arterial e possuir ação antibacteriana e anti-inflamatória.
8. Oleaginosas
Alimentos ricos em gorduras mono e poli-insaturadas, as castanhas contribuem para o bom funcionamento cardiovascular. Elas auxiliam no controle do colesterol e são fontes de vitamina E, que possui ação antioxidante.
7. Chocolate amargo
Estudos apontam que o chocolate amargo, a partir de 70% cacau, faz bem ao coração. Essa delícia ajuda a normalizar a pressão sanguínea e impede processos inflamatórios e formação de coágulos. Além disso, é um poderoso antioxidante, pode diminuir o colesterol ruim e o risco de câncer.
6. Soja
A soja pode ser preparada de diversas formas e é outra aliada da saúde cardíaca. Ela atua na redução do colesterol total e do LDL e também está relacionada ao controle do peso, da glicose e da pressão arterial.
5. Frutas vermelhas
Morango, framboesa, amora e mirtilos são ricos em água e sais minerais, atuando como vasodilatadores para diminuir a pressão arterial. Além disso, os alimentos de cor vermelha e roxa ajudam a controlar o colesterol e prevenir a aterosclerose. Todos eles são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam doenças inflamatórias que prejudicam o coração.
4. Uva e suco de uva integral
Elas possuem resveratrol, flavonoides e ácidos fenólicos, elementos com ação antioxidante que ajudam a elevar as taxas do bom colesterol (HDL). As uvas roxas também são matéria-prima do vinho tinto, que, se ingerido de forma moderada, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.
3. Peixes
Alguns peixes são grandes amigos do coração, como é o caso do salmão, sardinha e atum. Isso porque eles têm alto teor de ômega 3, gordura poli-insaturada que colabora para o controle da pressão arterial, do colesterol, dos triglicerídeos, da glicose e do peso. Estudos sugerem que comer esses peixes 3 vezes por semana diminui o risco de infarto em 44%.
2. Azeite de oliva
Outro alimento que é amigo da saúde do coração é o azeite de oliva. Ele contém grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas (ômega 9), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de triglicerídeos. O mais indicado é consumir a versão extravirgem (com acidez até 0,05%) e crua (sem cozimento), pois possui mais antioxidantes e evita a formação de radicais livres.
1. Aveia
Em flocos, farelo ou farinha, ela é uma importante aliada do coração. Rico em betaglucana, esse alimento diminui os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduz o risco de doenças coronárias.