10 animais em extinção no Brasil

Por Jaqueline Costa

 

Considerado um dos países com maior diversidade do mundo, o Brasil tem em seu território a presença de alguns animais em extinção, isso se dá por diversos fatores, podendo ser a perda total do habitat, tráfico e espécies exóticas invasoras.

O Ministério do Meio Ambiente do Brasil estima a existência de 1.173 espécies da fauna brasileira em extinção. Confira agora 10 animais em extinção do Brasil.

10° Ararajuba

A Ararajuba (Guaruba guarouba) conhecida também como Guaruba, é uma ave nas cores verde e amarelo, que existe só na Amazônia. Por causa do tráfico e o desmatamento, sofre com a possibilidade de extinção.

Em consequência do pouco que se sabe sobre os hábitos da Ararajuba, a sua conservação é dificultada.

9° Ariranha

A Ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecido como lontra gigante ou lobo do rio pode ser encontrada no Pantanal e Amazônia. A pesca predatória, caça ilegal e poluição dos rios são as maiores ameaças de extinção da espécie.

8° Boto cor-de-rosa

O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), é um personagem presente no folclore brasileiro e também considerado o maior golfinho de água doce do mundo. Pesquisadores prevêem uma redução de 50% da espécie nos próximos 30 anos, sendo assim, considerada uma espécie em extinção.

7° Gato-Maracajá

O gato-maracajá (Leopardus wiedii) é encontrado na Amazônia, Pampa, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Esse animal foi considerado em extinção por causa de décadas com a caça para venda da sua pele.

Atualmente, o desmatamento é o maior problema enfrentado pela espécie, nesse sentido, sem seu habitat natural, as chances de chegar extinção são maiores.

6° Tartaruga-de-couro

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) está na lista de criticamente em perigo de ser extinta, os motivos são pela captura de ovos, matança das fêmeas e a captura acidental de adultos em redes de pesca.

5° Jararaca-Ilhôa

Presente apenas na Ilha da Queimada Grande, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, a jararaca-ilhôa (Bothrops insularis) está na lista devido à caça ilegal de animais adultos para serem comercializados no mercado clandestino como exótico.

4° Lobo-Guará

O Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) é encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas. Contudo, enfrenta problemas  pelo desmatamento do seu habitat, o levando para a lista de de animais ameaçados de extinção no Brasil, logo, considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul.

3° Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) atualmente habita a Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Sua espécie foi quase toda extinta porque sofreu décadas de tráfico de animais e desmatamento.

Atualmente, existem unidades de apoio a conservação da espécie, o que tende a melhorar a situação, mas ainda assim, crítica.

2° Onça-Pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é considerada o maior felino das Américas, já extinta no bioma do Pampa, ela pode ser encontrada nos restantes.

Sua pele tem grande valor no mercado mundial e o fazendeiros fazem a sua caça, para proteger os rebanhos, sofrendo também com a destruição do seu habitat. A junção de todos esses fatores resultam na ameaça a extinção.

1° Arararinha-azul

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) teve o último indivíduo livre conhecido em outubro de 2000. De lá para cá, a sua preservação é assistida por organizações de preservação da fauna e flora brasileira.

Devido a procriação, os animais dessa espécie devem ser soltos na natureza até 2021.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp