Por Lígia Saba
Será que os monstros marinhos que tanto temiam os navegadores existem mesmo? Muitas das lendas podem ter sido baseadas em criaturas marinhas reais. O oceano é um lugar vasto que ainda guarda muitos mistérios, e uma enorme fauna a ser descoberta. Mas muitos daqueles que já foram descobertos podem ser surpreendente. Preparamos uma lista com 10 animais marinhos que você provavelmente ainda não conhece e que parecem ter saído de filmes de ficção científica.
10. Pepino do mar rosa
Seu nome científico é Enypniastes eximia, a espécie já foi flagrada por mergulhadores em águas do Golfo do México e da Antártica. Podem medir entre 6 e 20 cm de comprimento e possuem constituição física perfeita para nadar, diferente de outros pepinos-do-mar que passam a maior parte do tempo parados.
9. Tubarão-duende
O tubarão-duende é uma espécie que habita as águas profundas de todo o globo, raramente é visto com vida. Tem nariz achatado, corpo rosado e flácido e dentes em forma de pregos. Nome científico: Mitsukurina owstoni
8. Axolote
Seu nome científico é Ambystoma mexicanum. Trata-se de um anfíbio mexicano que ainda mantém características de sua fase larval mesmo depois de adultos. Consegue se regenerar, crescendo novos membros quando são amputados.
7. Esponja-harpa
Cientificamente chamadas de Chondrocladia lyra, é uma espécie de esponja marinha carnívora, descoberta na costa da Califórnia.
6. Dragão-marinho-folhado
Da mesmo família do cavalo-marinho a espécie cientificamente chamada de Phycodurus eques, é encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália.
5. Wobbegong
O tubarão tem uma camuflagem com as cores marrom, amarela e cinza, que permitem com que ele se esconda no fundo do oceano e em recifes de corais se camuflando a espera da presa. Nome científico: Orectolobus.
4. Lagosta Boxeadora
Seu nome científico é Odontodactylus scyllarus, costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. São conhecidas por serem capazes de “esmurrar” suas presas a uma velocidade superior a 80km/h.
3. Dragão Azul
A Glaucus Atlanticus vive nas águas temperadas e tropicais de todos os oceanos do mundo e apesar do seu tamanho, é considerada um dos animais mais mortais da natureza, com um alto potencial de fatalidade. Um dos motivos é o fato dele conseguir absorver o veneno das presas e usar como seu.
2. Caracol Blindado
Cria uma autêntica armadura à volta de sua carapaça e de seu corpo com partículas de ferro. Nome científico: Chrysomallon squamiferum.
1. Lula-vampira
É uma espécie de cefalópode que vive nas águas profundas do Atlântico e do Pacífico. É o único cefalópode conhecido pela ciência capaz de viver em profundidades de 400-1000 m. Nome científico: Vampyroteuthis infernalis.