Press "Enter" to skip to content

10 animais que estão em risco de extinção

As espécies escolhidas pela organização mundial de conservação são apenas algumas de um vasto universo que está a ser ameaçado de forma preocupante e negligente pelo desmatamento, queimadas e devido a isso muito dos animais vem perdendo seu habitat natural o que também vem contribuindo para isso é a caça ilegal e as alterações climáticas

Como manter o Planeta Vivo é uma tarefa que depende de cada um de nós confira os 10 animais que estão em risco de extinção

Por: Bárbara Zani

10. Baleia Franca do Atlantico Norte

Por não conseguir resistir ao auge da caça de baleias no século 19, acidentes com navios, enroscos em aparatos de pesca e mudança climática. O animal com uma baixa taxa de natalidade e uma população minúscula, cada morte dessa espécie empurra-a rumo à da extinção

9- Morceguinho do cerrado

Com a redução do seu habitat, causada principalmente pelo desmatamento, turismo desordenado e degradação ambiental, são as principais causas de ameaça de extinção da espécie, que está classificada em perigo pelo Livro Vermelho do ICMBio (2016).

8- Sapo folha

A espécie sofre com o desmatamento do seu habitat por causa do cultivo de cacau, banana e das pastagens. Atualmente, de acordo com o Livro Vermelho do ICMBio (2016), ele está classificado como criticamente ameaçado de extinção.

7- Boto cor de rosa

A população do principal nome do folclore brasileiro vem diminuindo com o passar do tempo, pois a espécie já foi utilizada como isca para pesca e, mais atualmente, sofre com a construção de hidrelétricas.

6-Soala

A ameaça de sua existência é a caça: muitas vezes caçadores querem pegar javalis, mas a saola cai na armadilha. A perda do habitat na região conflituosa em que habitam também é um fato.

5- Rinoceronte de Sumatra

Sendo o único ico com dois chifres o motivo da baixa população é a caça para uso dos seus chifres, e apenas duas fêmeas, que estão em cativeiro, têm reproduzido nos últimos 15 anos.

4-Gorila do rio cross

Os menos de 200 restantes se espalham em dez grupos isolados na mesma floresta. Os algozes dessa espécie foram a redução do habitat com o crescimento da pecuária e a caça ilegal.

3- Tigre do sul da China

Devido ao uma massacre aconteceu em 1959, quando o governo chinês declarou o animal como praga e encorajou a caça. Foi só em 1977 que o governo voltou atrás e passou a proteger a subespécie.

2-Leopardo de Amur

Estes grandes felinos de hábitos solitários quase desapareceram por causa da caça ilegal, motivada em grande parte pela venda de sua pele. Hoje, são apenas 60 leopardos-de-amur vivos na natureza

1-Rinoceronte branco do norte 

Com a morte de Sudan, o último macho da subespécie, em março de 2018, restaram duas fêmeas, que estão em semicativeiro com segurança 24h. Os rinocerontes-brancos-do-norte quase sumiram do mapa por causa da caça ilegal pelos seus chifres, que valem fortunas no mercado negro oriental porque supostamente curam doenças.