10 árvores que florescem o ano todo

Confira a lista com espécies de plantas e árvores que dão flores durante todas as estações do ano

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Para celebrar a data e a chegada da primavera preparamos uma lista com 10 espécies de árvores e plantas que florescem durante todas as estações do ano.

10. Lavanda 

Como plantar lavanda | CASA.COM.BR

Também conhecida como alfazema, a lavanda é caracterizada por suas flores roxinhas e super perfumadas. Não é à toa que grande parte dos produtos de limpeza e higiene levam seu aroma como marca. É uma planta entouceirada que veio do Mediterrâneo, das áreas montanhosas, bem iluminadas e secas. Para clima tropical, são indicadas a Candicans, a Silver form (Lavandula dentata) e a Lavandula hybrida (Lavandula dentata americana).

9. Lanterninha chinesa

Características e cultivo da Lanterninha-chinesa (Abutilon striatum) -  PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores

Essa é uma das árvores que dão flores o ano todo e que deixará o seu ambiente ainda mais lindo. Também é conhecida por Campainha, Sininho ou Lanterna japonesa, e trata-se de uma espécie ideal para projetos menores. Isso porque ela não cresce tanto quanto outras espécies de árvores. A altura da planta varia entre 1,2 e 1,8m. Um dos grandes diferenciais é a manutenção simples e fácil, isso porque ela só precisa ser podada uma vez por ano.

8. Begônia Cerosa

Como plantar begônia - Revista Globo Rural | Como plantar

As begônias são plantas ornamentais muito queridas em projetos de paisagismo e decoração. Na espécie Begônia Cerosa, é possível ter a beleza de suas flores durante o ano todo! A variedade nas cores é o que mais chama a atenção. Sendo assim, você pode optar em comprar mudas com cores diferentes de flores, para criar uma paleta de cores incríveis em seu jardim externo ou interno.

7.  Primavera 

Primavera: nome da árvore faz referência à época da florada | Terra da  Gente | G1

Apesar do nome, a Primavera é mais uma das árvores que dão flores em qualquer estação. Ela também pode ser chamada de Buganvília, Flor-de-papel, Pau-de-roseira e Roseiro. Trata-se de uma planta versátil, usada como cerca viva para cobrir muros, garagens e também em caramanchão. Pode atingir até os 5 metros mas também se tornou miniatura sendo possível criá-la dentro de casa e apartamentos como bonsai.

6. Gerânio

Gerânio - Pelargonium x domesticum - Flores e Folhagens

Gerânio é de origem Africana e significa harmonia e carinho. Ela pertence ao gênero Geranium e Pelargonium, da família das geraniáceas. É extremamente perfumada, fácil de cuidar e floresce o ano inteiro – por isso é considerada uma queridinha entre outras flores e plantas.

5. Helicônia

Helicônia rostrata

Essa é uma alternativa para quem deseja trazer cores quentes para um espaço verde. Essa árvore possui flores no formato de pendente com coloração avermelhada. Contudo, o ideal é que essa espécie seja plantada em locais quentes. Isso porque ela não possui muita resistência a baixas temperaturas. Em compensação, as flores são bem resistentes ao sol.

4. Verbena

Verbena Americana Azul - 30 sementes

A Verbena é uma planta medicinal com flores coloridas, também conhecida por urgebão ou erva-de-ferro que, além de ser ótima para decoração, também pode ser utilizada como planta medicinal para tratar a ansiedade e o estresse, por exemplo.

3. Estrelícia

Como plantar estrelícia – SEMAGRO

Strelitzia reginae, conhecida pelos nomes comuns estrelícia ou ave do paraíso, é uma espécie de planta herbácea perene, rizomatosa, originária da África do Sul, com aproximadamente 1,20 m de altura, de folhas duras, grandes e ovoladas com pecíolos bastante compridos.

2. Bela Manhã

Bela Manhã Sortida: 15 Sementes - SoFlor Sementes

A Bela Manhã é uma planta parente das trepadeiras, mas é considerada uma espécie de arbusto pequeno. No entanto, dependendo da forma e do local em que você colocá-la, ela pode se enovelar em si mesma ou em outras plantas. As flores estão presentes o ano todo, com um espetáculo de cores e uma aparência afunilada. Os tons podem variar entre branco, rosa, roxo e azul, mas tem como característica um centro branco com miolo amarelo.

1. Rabo-de-gato

Rabo de gato – Vivo Plantas

Acalypha repens, também conhecida popularmente como rabo-de-gato, acalifa ou acalifa-rasteira, é uma espécie de planta pertencente ao gênero Acalypha. Possui inflorescências vermelhas que apresentam uma textura de pelúcia e são alongadas, mostrando o porque do nome rabo-de-gato.

Tags: