Jornal Diário do Estado

10 Atores mais premiados no oscar

Confira agora a lista dos atores e atrizes que mais foram premiados no oscar

Por: Estefhanny Garcia

O Oscar é a premiação mais conhecida e cobiçada da indústria do cinema de hollywood, receber uma indicação de melhor ator/atriz mostra que sua entrega ao personagem foi reconhecida, e ganhar a estatueta é uma honra e uma meta que todos sonham em conquistar.

 

10 – Christopher Waltz

O ator austríaco de 64 anos, que seguiu a carreira de seus avós que também eram atores, ganhou duas estatuetas, uma em 2009 quando fez o filme Bastardos Inglórios, de Quentin Trantino, onde interpretou “O caçador de Judeus” ganhando o premio de melhor ator coadjuvante e a outra em 2012 quando participou do filme Django Livre, também de Tarantino e ganhou mais uma vez a categoria do Oscar.

 

9 – Jane Fonda

A norte-americana de 83 anos iniciou sua carreira no cinema em 1960. Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz, pelo filme “O passado condena”, alguns anos depois, recebeu novamente o premio de melhor atriz por atuar em “Amargo Regresso”. Atualmente a atriz protagoniza a série original de sucesso da Netflix  Grace and Frankie.

 

8 – Michael Caine

O britânico, de 87 anos, é famoso por interpretar Alfred Pennyworth, o mordomo de Batman, e ganhou duas vezes o premio de melhor ator coadjuvante, por atuar em Hannah e suas irmãs e regras da vida (1999). Caine foi nomeado para cinco Oscars, sendo ele e Jack Nicholson os únicos atores com nomeação a um Oscar de atuação em cada uma das ultimas cinco  décadas.

 

7 – Cate Blanchett 

A australiana, de 51 anos, chamou a atenção internacional em 1988 como a Rainha Elizabeth I da Inglaterra, no filme Elizabeth e ganhou a estatueta de melhor atriz Coadjuvante em “O aviador” (2004) e melhor atriz no Oscar com Blue Jasmine (2013). Cate foi nomeada sete vezes.

 

6 – Walter Brennan

O ator que faleceu em Setembro de 1974 com 80 anos, era conhecido principalmente pelos seus papeis de coadjuvante. Ele é o recordista da categoria, com três prêmios e quatro indicações. Os filmes foram “Meu Filho é Meu Rival”, Kentucky e “A Última Fronteira”.

 

5 – Ingrid Bergman 

A atriz sueca foi indicada dez vezes ao Oscar e premiada duas vezes, como melhor atriz nos filmes “A Meia-Luz” e “Anastásia”. Bergman foi premiada uma vez como melhor atriz coadjuvante

 

4 – Jack Nicholson 

O ator de 83 anos, foi indicado ao Oscar doze vezes e ganhou a categoria de melhor ator duas vezes, pelos filmes “Um Estranho no Ninho” e “Melhor é Impossível”. Também ganhou a categoria de melhor ator coadjuvante pelo filme “Laços de Ternura”.  O ator é um dos únicos atores que foi nomeado para um Oscar pela sua atuação em cada década, desde os anos 1960 a 2000.

 

3 – Maryl Streep 

Descrita pela mídia como “A melhor atriz de todos os tempos”, a norte-americana de 71 anos, recebe o recorde de mais indicações (21) ao Oscar e de duas premiações com os filmes “A Escolha de Sofia” e “A Dama de Ferro”. Também recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito, um recorde para o prêmio.

 

2 – Daniel Day-Lewis 

O ator britânico, é dono do recorde entre os homens, com seis indicações. Daniel levou seis vezes o premio de Melhor Ator por suas atuações em “Meu Pé Esquerdo”, ‘Sangue Negro” e “Lincoln”. Em 2012 o Ator foi considerado como o maior ator do mundo, segundo a revista Time.

1 – Katherine Hepburn 

A norte-americana foi considerada a maior atriz da historia do cinema. Hepburn foi indicada 12 vezes ao Oscar e venceu quatro vezes o premio de melhor atriz por ” Num Lago Dourado”, O Leão no Inverno” entre outros. Ela também foi eleita pela American Film como a maior estrala feminina de todos os tempos.