10 bandas de rock dos anos 80

Confira a lista das bandas de rock que mais fizeram sucessos e marcaram a década de 80

Por Lígia Saba 

Os anos 80 são lembrados como uma década de grande musicalidade, com destaque para a alta qualidade das bandas de rock. Com grupos que foram grande sucesso mundial, aclamados até hoje pelos críticos e fãs do estilo musical, as bandas de rock destaques da década de 80 marcaram a história mundial da música e produziram hits ouvidos até hoje. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 das bandas de rock internacional mais populares e mais marcantes nos anos 80.

10. Aerosmith

Fundada em 1970, o Aerosmith é recordista de venda de discos entre todas as bandas de rock americanas. O sucesso nos anos 70 foi estrondoso. E embora tenha passado por momentos turbulentos no início dos anos 80, a banda teve um final de década glorioso, voltando às paradas de sucesso com os álbuns Permanent Vacation (1987) e Pump (1989).

9. The Smiths

Ícone do rock indie, a banda britânica The Smiths é dona de grandes hits dos anos 80, como “This Charming Man”, “Heaven Knows I’m Miserable Now” e “How Soon is Now”. Apesar de ter durado apenas 5 anos (82-87), a banda liderada por Morrissey e Johnny Marr marcou seu nome na história do rock.

8. Iron Maiden

Formada em 1975, a banda de heavy metal britânica ganhou fama internacional no início dos anos 80 com o disco The Number of the Beast (1982), álbum de estreia de Bruce Dickinson no vocal. Em 2012, os leitores da revista Rolling Stone elegeram The Number of the Beast o 4º melhor álbum de metal de todos os tempos

7. Metallica

Formada em 1981, a banda norte-americana Metallica é uma das maiores referências do heavy metal mundial. Só para se ter uma ideia de sua popularidade, quatro discos da banda aparecem na lista da revista Rolling Stone dos grandes discos de metal de todos os tempos.

6. Pixies

Uma das pioneiras do rock alternativo, a banda Pixies foi formada em 1986, e tinha um fã muito especial: Kurt Cobain. Ao abordar temas pouco convencionais para um banda de rock, como surrealismo e OVNIS, o Pixies inovou também no estilo, misturando indie, pós-punk e college rock.

5. Bon Jovi

A banda norte-americana de hard rock Bon Jovi, encabeçada pelo astro Jon Bon Jovi, começou em 1983, e estourou em 86, ano em que foi lançado o álbum Slippery When Wet, que contém hits como “Livin’ On a Prayer”, “Never Say Goodbye” e “You Give Love a Bad Name”.

4. Ac/dc 

Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, foi fundada em 73. O conjunto australiano chegou ao auge do sucesso no início dos anos 80, quando lançou o álbum Back in Black, o mais bem sucedido da história da banda e o 17º na lista da Rock and Roll Hall of Fame dos maiores discos de rock de todos os tempos.

3. U2

Formada em 1976, a banda irlandesa U2 foi uma dos grandes sucessos dos anos 80, e é conhecida por suas letras politizadas e por adotar um estilo próprio, que mescla elementos do eletrônico e do pop. O grande sucesso da banda é o álbum The Joshua Tree (1987), que conta com hits como “With or Without You” e “Where the Streets Have No Name”.

2. Queen

Embora formado nos anos 70, o conjunto britânico Queen continuou bombando nos 80 com hits como “Another One Bites the Dust” e “We Will Rock You”. No Brasil, a banda fez shows memoráveis: em 1980, no estádio do Morumbi, e em 1985, na primeira edição do Rock in Rio. “Bohemian Rhapsody” foi a música mais vezes reproduzidas nas plataformas de streaming no século XX.

1. Guns N’ Roses

Guns N’Roses talvez tenha sido o maior fenômeno musical da década de 80, no rock certamente foi. Formada em 1985, a banda norte-americana, liderada pelo astro Axl Rose, teve uma ascensão meteórica. Appetite for Destruction, lançado em 87, vendeu, só nos EUA, 15 milhões de cópias. Estão nesse álbum hits como “Paradise City”, “Welcome to the Jungle”, e “Sweet Child o’ Mine”.

Tags: