A América do Sul é um continente que compreende a porção meridional da América. Também é considerada um subcontinente do continente americano. A sua extensão é de 17 819 100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. A parte continental da América do Sul abrange 12 países e uma zona especial pertencente à França. Esses 13 territórios colecionam um enorme número de maravilhas naturais, que vão de rios e lagos, a fascinantes geleiras tão grandes que possuem até cavernas – isso sem falar das praias, montanhas e cachoeiras. Para te ajudar a escolher o destino da sua próxima viagem por essa enorme porção do continente americano, preparamos uma lista com 10 das paisagens mais incríveis situadas na América do Sul.
10. Torres del Paine – Chile
O Parque Nacional Torres del Paine, localizado na região da Patagônia, no Chile, é conhecido por suas grandes montanhas, por icebergs de cor azul brilhante que se desprendem de geleiras e pelos pampas dourados (pradarias) que abrigam animais selvagens raros, como os guanacos parecidos com lhamas. Alguns de seus locais mais bonitos são as 3 torres de granito que deram origem ao nome do parque e os picos em formato de chifre chamados Cuernos del Paine.
9. Glaciar Perito Moreno – Argentina
A apenas 80 quilômetros da cidade de Calafate, na província de Santa Cruz, fica o Parque Nacional Los Glaciares, onde você encontra o famoso Glaciar Perito Moreno, que tem cerca de 60 metros de altura e 5 quilômetros de comprimento. Existem pontos de observação especiais, de onde você pode apreciar a beleza do glaciar a apenas 200 metros de distância. O parque, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, tem mais de 300 geleiras, além de trilhas de caminhada, lugares para escalar e paisagens naturais que não parecem ser de verdade.
8. Deserto do Atacama – Chile
O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que o visitam. Não é à toa, afinal esse é o deserto mais árido do mundo — algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva. As regiões mais populares estão no Chile, mas ele se estende também pela Argentina, o Peru e a Bolívia, e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados.
7. Cânion Colca – Peru
Vale do Colca é um cânion formado pelo rio Colca, no sul do Peru, localizado a cerca de 160 quilômetros a noroeste da cidade de Arequipa. É o terceiro destino turístico mais visitado do país, recebendo cerca de 120 mil visitantes por ano. Para além de paisagens espetaculares, o passeio garante encontros com a fauna local — incluindo as famosas lhamas —, e com povoados de raízes pré-colombianas. Enquanto o Grand Canyon tem quase dois mil metros de profundidade, o Colca chega a ter mais de três quilômetros em suas regiões mais profundas!
6. Cataratas do Iguaçu – Brasil e Argentina
As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
5. Lago Titicaca – Bolívia e Peru
O lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, na Cordilheira dos Andes, é um dos maiores lagos da América do Sul e o curso d’água navegável mais alto do mundo. Considerado o local de origem dos incas, ele abriga várias ruínas, suas águas são calmas e límpidas, e nos arredores, está localizada a Reserva Nacional do Titicaca, que abriga uma rara fauna selvagem aquática, tendo, por exemplo, sapos gigantes.
4. Monte Roraima – Brasil, Guiana e Venezuela
Na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é certamente uma das maravilhas naturais imperdíveis do nosso continente. Com uma altitude de mais de 2800 metros, o monte chama atenção pelo seu formato, com um topo reto, que parece uma mesa, algo bastante comum na região das guianas. Ele fica dentro do Parque Nacional Canaima, no lado venezuelano, e do Parque Nacional do Monte Roraima, no lado brasileiro. Ambos possuem incríveis trilhas e paisagens espetaculares. Porém, para subir no monte e apreciar a vista lá do alto, é preciso entrar na Venezuela. Por lá, você ainda encontra uma série de cavernas.
3. Ilhas Galápagos – Equador
As ilhas Galápagos são um arquipélago vulcânico do Oceano Pacífico. Elas são consideradas um dos destinos mais procurados do mundo para observação de vida selvagem. Essa província do Equador está localizada a aproximadamente 1.000 km da costa do país. Suas terras isoladas abrigam várias espécies de plantas e animais, muitas não encontradas em outros lugares. Charles Darwin visitou as ilhas em 1835, e a observação das espécies de Galápagos inspirou sua teoria da evolução.
2. Santo Ángel – Venezuela
O Salto Ángel ou Cataratas Ángel é o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura, gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, próximo da fronteira Brasil-Guiana. Assim como as Cataratas do Iguaçu, a queda é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A região ao redor também vale a pena, tanto pelo volume do rio quanto pela densa flora.
1. Salar de Uyuni – Bolívia
Salar de Uyuni, nos Andes, sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo. Trata-se do legado de um lago pré-histórico que secou, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos. Em épocas mais úmidas, quando o chão está molhado, ele se torna um grande espelho e garante paisagens espetaculares que você dificilmente vai encontrar em outro lugar.