Press "Enter" to skip to content

10 cantoras mais influentes do Pop

Por Lígia Saba 

As cantoras pop fazem parte da cultura musical basicamente desde os anos 80. Nessa época, Madonna e Cyndi Lauper eram os nomes mais influentes da indústria. Os anos passam, mas a música continua recebendo grandes talentos femininos, que influenciam milhares de fãs em todo o mundo, com suas músicas, seu modo de vestir e até suas ideias e atitudes. Assim, essas mulheres deixaram e ainda deixam sua marca no pop internacional.  A história da música Pop conta com excelentes cantoras que se transformaram em ícones para uma legião de fãs. Confira a baixo um lista com 10 das cantores mais influentes da música Pop internacional atualmente.

10. Dua Lipa

Dua Lipa é uma cantora, compositora e modelo britânica. Nascida e criada em Londres e passando parte de sua adolescência, mais especificamente dos 13 aos 15 anos, em Pristina, Kosovo. Aos 25 anos, a cantora e compositora britânica, é um dos grandes nomes do pop atualmente. Ela recebeu três Brit Awards e dois Grammy Awards. Dua Lipa lançou seu álbum de estreia em 2017, no qual alcançou ótimos resultados e o número um no Reino Unido com New rules. O albúm “Dua Lipa” se tornou o álbum feminino mais ouvido no Spotify e obteve certificações de platina em vários países.

9. Billie Eilish

A cantora e compositora estadunidense, ganhou popularidade em 2016, quando lançou seu single de estreia “Ocean Eyes” no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. Com apenas 19 anos, a norte-americana é um dos novos sucessos da cena da música pop, e chama a atenção por seus lançamentos e pelos looks extravagantes. Nos últimos anos, a cantora tem sido lembrada nas principais premiações de música e vem ocupando o topo das paradas de sucesso. A música mais popular da artista é Bad guy, lançada em 2019 no disco When we all fall asleep, Where do we go?.

8. Blackpink

Blackpink é um grupo feminino sul-coreano formado pela YG Entertainment em 2016, e composto por quatro integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. A girlband sul-coreana, se tornou o grupo de k-pop feminino mais comentado do cenário atual, reunindo fãs pelo mundo e quebrando recordes de audiência nas plataformas de música. O grupo ultrapassou a girlband Little Mix e Fifth Harmony no YouTube, e se tornou o grupo feminino com mais inscritos na plataforma com mais de 43 milhões de inscritos.

7. Madonna

Considerada por muitos como o maior nome da história do Pop, Madonna não poderia estar fora dessa lista! A cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária norte americana, desde os anos 1980, é considerada uma das figuras de maior impacto na cultura popular, devido a sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra. A estrela do pop conta com lançamentos de uma série de discos de sucesso, incluindo dois dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, Like a Virgin (1984) e True Blue (1986), bem como os vencedores do prêmio Grammy, Ray of Light (1998) e Confessions on a Dance Floor (2005). Muitos singles lançados por Madonna ao longo de sua carreira também alcançaram o número um em vários países, incluindo “Like a Virgin”, “Live to Tell”, “La Isla Bonita”, “Like a Prayer”, “Vogue”, “Take a Bow”, “Frozen”, “Music”, “Hung Up” e “4 Minutes”.

6.  Taylor Swift

É uma cantora e compositora norte-americana, cujas composições narrativas geralmente se concentram em sua vida pessoal e receberam elogios críticos e cobertura da mídia. Seu álbum de estreia, de 2006, se tornou o álbum mais longo dos anos 2000 a permanecer na parada de música da Billboard, a Billboard 200. Seu terceiro single, “Our Song”, fez dela a cantora e compositora mais jovem a alcançar o número um na Billboard Hot Country Songs. O segundo álbum de estúdio de Swift, Fearless (2008), ganhou quatro prêmios Grammy e produziu os single “Love Story” e “You Belong with Me”. Tornou-se o álbum mais vendido de 2009 nos Estados Unidos e foi certificado com disco de platina pela RIAA.

5. Ariana Grande 

Um dos nomes mais atuais entre as cantoras pop, Ariana Grande é também um dos mais influentes, tendo se tornado a cantora mais ouvida do Spotify, superando Rihanna. Em apenas seis anos de carreira, ela já conquistou um Grammy e teve o total de 11 indicações ao maior prêmio da música. Sua carreira musical começou com a trilha sonora da série Victorious, onde ela atuou no papel de Cat Valentine. Ariana Grande lançou  em 2013 seu primeiro disco de estúdio, Yours Truly, que foi bastante elogiada pelo público e pela crítica.  Além disso, se tornou a primeira cantora na história da parada a ter o primeiro single de cada um dos seus cinco álbuns a estrear entre as dez primeiras posições da Billboard Hot 100.

4. Katy Perry

Katy Perry, além de diva pop com vários singles que estouraram no mundo, também é destaque entre as cantoras pop devido a sua ajuda humanitária. Foi nomeada uma das embaixadora da Unicef, sendoque a cantora promove ações para arrecadar fundos à instituições de caridade do mundo todo. Katy Perry, que se chama Katheryn Elizabeth Hudson, é filha de pastores evangélicos e iniciou sua carreira na música gospel, chegando a gravar um álbum com músicas cristãs, chamado “Katy Hudson”, que teve as vendas canceladas devido ao fechamento da gravadora. Anos depois, ela decidiu investir no pop-rock, e em 2007, lançou seu primeiro álbum de estúdio “One of the Boys”. O  single , “I Kissed a Girl”, ficou na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. Além disso, sua videografia merece destaque! São grandes produções, sempre com imagens coloridas e cenas bem divertidas. A exemplo de “Last Friday Night”, do álbum Teenage Dream (2010), uma homenagem aos filmes da década de 80.

3. Beyoncé 

Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino Destiny’s Child. Mas em 2003 sua carreira solo começou a decolar, quando lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. Os singles “Crazy in Love” e “Baby Boy” alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 10 e posteriormente ela conquistou cinco Grammys. Em questão de premiações de música, Beyoncé é um verdadeiro destaque entre as cantoras pop. Ela tem o total de 595 indicações, vencendo 317 delas. Desde  o início da carreira, com o Destiny’s Child, a cantora soma 63 indicações ao Grammy, o que a nomeia como a artista mulher com o maior número de indicações da história da premiação.

2. Rihanna

De origem caribenha, a cantora Rihanna também é empresária e deixa a sua marca tanto na música quanto na moda. Sua carreira iniciou em 2003, mas foi em meados de 2007 que ela ganhou fama mundial. Seu single “Umbrella”, o primeiro single extraído do novo projeto, liderou as paradas em treze nações diferentes e permaneceu em primeiro lugar no Reino Unido por dez semanas consecutiva. Em 2012, Rihanna foi eleita pela Billboard como a cantora mais importante das últimas décadas, um grande destaque entre as cantoras pop. Além disso, a cantora tem 8 Grammys, 4 VMA, 2 EMA, 8 AMA, 22 BMA, 5 TCA e 4 VMA, entre tantos outros prêmios. Ela também a intérprete musical que mais alcançou a primeira posição nas tabelas da Billboard desde a decada de 2000, até o presente momento.

1. Lady Gaga

No registro civil ela é  Stefani Joanne Angelina Germanotta, mas o mundo a conheceu como Lady Gaga, cantora, compositora, dançarina, atriz e produtora musical. Desde meados de 2008, ela chama a atenção não apenas pelas extravagâncias, que são sua marca registrada, como também pelo grande talento. Ela estourou na música com os hits “Just Dance” e “Poker Face”, ambos do álbum The Fame. Os cabelos e looks diferenciados, que Lady Gaga exibiu em clipes e aparições publicas, foram seu diferencial entre as cantoras pop. Além de um dos maiores nomes da música atual, tendo lançado singles em diferenets estilos musicais, na atuação, Lady Gaga roubou a cena em 2018, no filme “Nasce Uma Estrela” ao lado de Bradley Cooper. Sua atuação rendeu elogios, com direito a indicação ao Oscar de melhor atriz, e a sua canção original, Shallow, foi várias vezes premiada.