Press "Enter" to skip to content

10 características de um bom administrador

Última atualização 09/09/2020 | 16:44

Por Murilo Mendes Felipe

 

A lei que regulamenta a profissão de administrador foi assinada no dia 9 de setembro 1965, fazendo desse dia, uma data comemorativa aos profissionais da área. Responsável por acompanhar o desenvolvimento das atividades, planejamento, gerenciamento e muitas outras áreas, a administração é uma área bem requisitada aqui no Brasil.

Há diferentes formas de atuação como, por exemplo, profissionais liberais, peritos judiciais, assessoria, área jurídica, dentre outras. O mercado está cada dia mais exigente e, para tanto, é preciso dedicação e conhecimento de áreas distintas, além de algumas características que fazem do profissional, mais preparado.

Em vista disso, reunimos algumas delas para que a sua busca pela melhoria seja constante.

 

1 – BOA COMUNICAÇÃO

A comunicação de diferentes setores exige adaptações e jeitos distintos. É preciso alinhar estratégias para fazer com que tudo saia como o planejado. Ela passa pela capacidade de realmente ouvir o outro, algo conhecido como “escuta ativa”.

 

2 – BOM LÍDER

É importante compartilhar seu conhecimento e experiências com as pessoas, bem como incentivá-las para que seu posicionamento seja mais eficaz. O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar os objetivos comuns.

 

3 – TRABALHO EM EQUIPE

É preciso ter flexibilidade e empatia, saber ouvir e reconhecer o bom trabalho das outras pessoas. É fundamental a consciência de que ninguém faz nada sozinho, afinal ter valor da contribuição do outro faz toda diferença na construção dos resultados.

 

4 – ARGUMENTAÇÃO

 

É importante argumentar suas ideias e desenvolver seu raciocínio de forma objetiva. As informações baseadas em dados, tende a oferecer êxito e resultados.

 

5 – ORGANIZAÇÃO

É imprescindível utilizar de várias ferramentas para otimizar o tempo e manter a organização. Isso afeta diretamente a qualidade do trabalho, bem como os resultados alcançados.

 

6 – EMPREENDEDORISMO

Não é preciso necessariamente ter a própria empresa, mas a mentalidade de um empreendedor se faz importante no sentido de aliar ideias às práticas para atingir os objetivos.

 

7 – INOVAÇÃO

Ter a iniciativa de colocar em prática ideias diferentes das anteriores, justamente para não criar padrões e mirar resultados diferentes dos já obtidos. Isso exige esforço diário, a constância nos pequenos passos são fundamentais.

 

8 – CRIATIVIDADE

Pode ser entendido como um processo de mudança, desenvolvimento e evolução. Capacidade para inventar, criar, inovar e depende diretamente do seu contato com coisas novas. Então, ser criativo também depende do esforço pessoal, das manipulações que você faz com aquilo que já possui, o que leva tempo e dedicação.

 

9 – GESTÃO FINANCEIRA

É a disciplina na administração das finanças. Um bom controle afeta diretamente no resultado final da empresa. Ela permite a correta administração dos recursos financeiros, o que viabiliza o fortalecimento da organização empresária e consequentemente proporciona o seu crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.

 

10 – RESILIÊNCIA

O dia a dia de uma empresa é repleto de imprevistos que precisam ser resolvidos de forma rápida e prática para não prejudicar o funcionamento do negócio. Ficar atrelado e dispensar muita energia em um único problema, pode abaixar o rendimento por completo. O dinamismo é um bom aliado ao desenvolvimento da capacidade em ser resiliente. Gaste tempo com o que sabe resolver e procure alternativas para as questões em aberto.