Em 2020, a empresa especializada em informações sobre o trânsito TomTom Global Traffic publicou em seu relatório anual índices que identificam as cidades com o pior trânsito do mundo. Para a construção do ranking, a TomTom avaliou 416 municípios, em 57 países em seis continentes. O índice de tráfego classifica o nível de congestionamento urbano por meio de cálculos que levam em conta o tempo de viagem da população em relação à distância a ser percorrida. Por meio de análises posteriores, a partir de registros diários, a empresa é capaz de determinar o fluxo contínuo da região em diferentes horários — os mais e os menos movimentados. Enquanto os dados de 2021 não são divulgados, preparamos uma lista com as 10 cidades que apresentaram os trânsitos mais caóticos durante o ano de 2020.
10. Bangkok – Tailândia
A capital da Tailândia, é uma grande cidade conhecida pelos santuários ornamentados e pela animada visa urbana. A cidade conta com 44% de nível de congestionamento.
9. Novosibirsk – Rússia
Novosibirsk é a capital da província homônima, na Sibéria, Rússia. Localiza-se às margens do rio Ob, com 1 612 833, é o maior centro urbano da Sibéria e a terceira maior cidade da Federação Russa, após Moscou e São Petersburgo. A cidade russa apresentou 45% de nível de congestionamento no ano de 2020. No entanto, ela se mantém estável no levantamento com relação ao ano anterior.
8. Nova Deli – Índia
Nova Déli é a capital da Índia, e conta com uma área total de 42,7 km². Situa-se dentro da metrópole do mesmo nome, e atualmente serve como sede do Governo indiano. A capital indiana ficou 64 dias, em 2020, com um fluxo mais baixo de congestionamento, apresentando 9% de queda em comparação ao índice de 2019.
7. Kiev – Ucrânia
A capital da Ucrânia, dividida pelo rio Dnieper e conhecida pela sua arquitetura religiosa, pelos monumentos seculares e museus de história. A cidade detectou 51% de nível de congestionamento, foram cerca de 48 dias em 2020 com o trânsito mais controlado na região.
6. Bangalore – Índia
Bangalore é a capital do estado de Karnataka, no sul da Índia, operando como o centro de tecnologia de ponta da Índia, a cidade também é conhecida por seus parques e sua vida noturna. Em comparação ao ranking de 2019, Bangalore, na Índia, apresentou 20% de congestionamento a menos, com 147 dias de nível mais baixo. No entanto, a cidade ainda figura com 51% em seus níveis de tráfego.
5. Istambul – Turquia
Istambul é uma grande cidade da Turquia que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo. A cidade também apresentou uma certa melhora em seu trânsito com relação a períodos anteriores. Contudo, Istambul ainda é considerada uma das cidades com piores trânsitos no mundo.
4. Manila – Filipinas
Manila, a capital das Filipinas, é uma cidade densamente povoada situada na ilha de Luzon, às margens de uma baía. Em Manila, houve queda de 18% com relação ao levantamento feito em 2019. Entretanto, a cidade ainda figura em uma das piores posições do ranking geral.
3. Bogotá – Colômbia
Bogotá é a capital extensa e de altitude elevada da Colômbia. A cidade ainda tem 53% de fluxo constante de congestionamento. Houve uma queda de 15% em relação ao ano de 2019.
2. Mumbai – Índia
Mumbai (anteriormente chamada de Bombaim) é uma cidade muito populosa na costa oeste da Índia. Centro financeiro, trata-se da maior cidade indiana. Na índia, a cidade de Mumbai aparece na segunda posição, com 53% em seu nível de congestionamento em 2020, com 133 dias de trânsito calmo na região.
1. Moscou – Rússia
Moscou, situada às margens do rio de mesmo nome, no oeste da Rússia, é a capital cosmopolita do país. Apesar de ter tido uma queda de 5% com relação a 2019, a capital da Rússia ainda sofre com seus elevados níveis de congestionamento, consagrando-se com a número um na lista dos piores trânsitos do mundo.