Por Lígia Saba
O Brasil é um país que atraí uma enorme quantidade de turistas devido tanto as suas paisagens naturais, conhecidas no mundo todo, quanto as imponentes construções, como o Cristo Redentor. Porém, muitas cidades brasileiras guardam também em suas centenárias construções, um importantíssimo acervo sobre a história do país. Nesse contexto, algumas cidades acabaram recebendo o título de patrimônio histórico por entidades importantes como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Unesco, devido a sua importância e a necessidade de conservação dessa história. Preparamos uma lista com 10 cidades brasileiras que abrigam construções declaradas como patrimônio histórico do país, e que você não pode deixar de visitar para entender mais sobre a história do Brasil.
10. Ouro Preto
No estado de Minas Gerais, a cidade é uma das mais conhecida quando se trata de cidades históricas. Desde 1980, a região foi declarada como Patrimônio Mundial, e preserva diversas construções que remontam o período colonial do Brasil. Fundada no fim do século XVII, Ouro Preto foi cenário da Corrida do Ouro, e é conhecida por suas importantes obras e construções barrocas, muitas delas obras do famoso artista Aleijadinho.
9. Paraty
A cidade está localizada no Rio de Janeiro e tornou-se independente em 1667, após várias revoltas populares. A região também foi importante rota durante o ciclo do café, até ser substituída pela ferrovia São Paulo-Rio. Devido a mudança no caminho dos produtos, a cidade foi esquecida durante muito tempo, preservando a arquitetura colonial, o que fez com que fosse declarada Monumento Histórico Nacional.
8. Ilha Grande
Vizinha de Paraty, Ilha Grande possui um importante valor histórico, que inclui suas belezas naturais, construções históricas, manifestações culturais e preservações arqueológicas.
7. Salvador
A primeira capital do Brasil, preserva antigas construções que são consideradas patrimônios históricos. Em 1985, o seu belíssimo centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela Iphan, devido ao seu importante valor documental, com casarões antigos, igrejas renascentistas e diversas outras construções que remontam períodos da história do país.
6. Olinda
Em Pernambuco a cidade é famosa por seu carnaval, porém os turistas também se encantam com os coloridos e belos casarões antigos, muitos deles tombados patrimônios históricos. Em 1982, o Iphan concedeu ao seu Centro Histórico o título de Patrimônio Mundial devido seu valor histórico. Por lá é possível visitar igrejas barrocas, capelas, jardins e construções datadas do século XVII.
5. Diamantina
Outra cidade mineira muito importante e conhecida pela sua preservação histórica é Diamantina, situada a cerca de 280 km de Belo Horizonte. Em 1999 a cidade estrou para o grupo das Cidades Históricas, ganhando o registro de Patrimônio Mundial, principalmente por suas igrejas barrocas e seu acervo de casas e construções que ajudam a recontar os anos do Ciclo do Ouro no Brasil.
4. São Luiz
Desde 1997 a capital maranhense está registrada como Patrimônio Histórico. A cidade abriga diversas construções de arquitetura holandesa e francesa, devido a sua colonização por esses países, antes dos portugueses. Muitas dessas construções são datadas do século XVII, preservando a história do estado e do país.
3. Tiradentes
Mais uma mineira! Considerada um dos centros históricos do Brasil, marcado pela preservação da arte barroca, a cidade foi considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após recuperar partes históricas das igrejas do século 18, casas e monumentos.
2. Petrópolis
A maior cidade da região serrana do Rio de Janeiro, foi fundada em 1843. Considerada a “Cidade Imperial” foi a segunda a ser projetada no Brasil, a região foi palco de importantes acontecimentos históricos, como o Tratado de Petrópolis. Mesmo com o fim do império e o passar dos anos, a arquitetura da região ainda remonta os tempo do antigo império.
1. Porto Seguro
Foi o primeiro local a ser avistado por Pedro Álvares Cabral, ao chegar no país em 1500 e foi fundada em 1534, com a construção de casas, capelas e armazéns. Além de apreciar as construções históricas, os visitantes também podem observar uma vista incrível do mar. Devido a preservação do patrimônio histórico, não é permitido a construção de prédios altos. A região tornou-se um marco e teve um papel importante nos primeiros anos de colonização.