Estamos na época natalina, um dos períodos mais amados em todos os lugares do mundo, onde as festividades de fim de ano são aguardadas por grande parte da população. Neste período, as cidades ganham mais magia com as luzes e enfeites de Natal, além de ser um momento onde as famílias se reúnem , saboreiam uma ceia deliciosa, compartilham momentos, dividem memórias e celebram a união. Porém, em alguns lugares, a magia natalina é ainda maior, mais especial, e cheia de encantos. A arquitetura, as tradições, a boa comida, a natureza e até as lendas em que gostamos de acreditar fazem com que certos lugares sejam a cara do Natal. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 cidades em diferentes partes do mundo, onde o Natal é ainda mais iluminado, mágico e encantador.
10. Santa Claus, Indiana (EUA)
No estado de Indiana, Estados Unidos, existe uma cidade linda, que parece cenário de filme de Natal. A questão é que, nessa cidade, o clima natalino permanece o ano inteiro, tanto nas lojas, na decoração, nos eventos, quanto no comportamento dos seus habitantes. Em Santa Claus, é possível encontrar atrações temáticas, lojas, shoppings, decorações infinitas, e luzes espalhadas pela cidade.
9. Praga, República Tcheca
Em várias cidades europeias é costume montar belos mercados de Natal em que são vendidos itens de decoração para a festa, comidas e outros produtos típicos. A capital da República Tcheca não foge a essa tradição e há alguns mercados espalhados pela cidade. Além disso, Praga tem um dos conjuntos arquitetônicos medievais mais bem preservados do mundo e fica especialmente bonita na temporada de Natal, quando as ruas históricas são tomadas pelas luzes festivas.
8. Amsterdã, Holanda
Todos os anos, artistas renomados de todo o mundo levam o seu talento a Amsterdã para o Festival de Luz. O evento acontece entre dezembro e janeiro no centro da cidade e é melhor aproveitado de barco, pois os canais ganham vida com esculturas e obras iluminadas. Muitos edifícios históricos também são transformados por luzes cintilantes.
7. Gramado, Rio Grande do Sul
Entre os meses de outubro e janeiro acontece, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o mais tradicional festejo natalino do Brasil : O Natal Luz de Gramado. A celebração trata-se de uma grande mobilização para tornar toda cidade , o lugar com o mais extremo clima natalino possível. Os turistas que têm a oportunidade de conhecer Gramado nesse período do ano, encontram lá uma infinidade de eventos e atrativos.
6. Rovaniemi, Finlândia
Muitos países disputam a fama de ser o lugar de origem do Papai Noel. A Finlândia, porém, levou a melhor nessa briga e quase todo mundo “acredita” que o bom velhinho mora nos confins da Lapônia, região norte da Escandinávia. Nos anos 1980, o governo finlandês resolveu investir na lenda e criou a Vila do Papai Noel na cidade de Rovaniemi. As crianças podem conhecer a agência de correio onde ele recebe cartinhas do mundo inteiro, participar de safáris fotográficos na neve , e até curtir um passeio de trenó puxado por renas de verdade!
5. Berlim, Alemanha
Em Berlim, o que não falta são lugares e opções para curtir alguma atração ligada ao Natal: Espetáculos de dança e teatro, Feiras natalinas, shows de luzes, mercados natalinos, patinação no gelo, e muito mais.
4. Copenhagen, Dinamarca
O Tivoli Gardens, terceiro parque de diversões mais antigo do mundo, no natal, vira um cenário deslumbrante, com suas atrações e brinquedos todos cobertos de luzes multicoloridas. Durante a estação, há muitos eventos para participar e apreciar na cidade, como a exposição de mesas de Natal promovida pela Royal Copenhagen, fábrica de porcelanas com mais de 200 anos de tradição.
3. Colmar, França
⠀