Última atualização 29/04/2021 | 13:49
As cobras, são vertebrados carnívoros e dividida entre várias famílias. Possuem uma pele seca, com escamas, não possuem glândulas mucosas e são ectotérmicos, ou seja, ela fica próxima a do ambiente em que o animal se encontra. As cobras não peçonhentas são aquelas que podem até produzir veneno, mas não possuem as peçonhas que o inoculam, ou seja elas não levam a pessoa a óbito, alguns casos podem dar febre, dores de cabeça e no local da mordida.
E para você ficar por dentro de tudo, separamos as 10 cobras não peçonhentas, confira.
Por: Barbara Zani
10- Caninana (Spilotes pullatus)
Serpente não-peçonhenta com hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento.
9-Cobra cipó (Chironius sp)
Serpente não-peçonhenta de hábitos semi-arborícolas. Seu nome vulgar vem de sua coloração, pois se camufla nas árvores, confundindo-se com o ambiente. Ovípara, habita matas e capoeiras.
8- Cobra d´água (Liophis miliaris)
Serpente não-peçonhenta de hábitos aquáticos, que habita rios e lagos. Alimenta-se principalmente de peixes e anfíbios.
7- Cobra papagaio (Corallus caninus)
Serpente arborícola não-peçonhenta, habitante da Floresta Amazônica. Assim como a jiboia e sucuri, mata suas presas por constrição. Pode alcançar dois metros de comprimento
6- Falsa coral (Oxyrhopus sp)
Serpente não-peçonhenta, de hábitos noturnos, que imita o colorido das corais verdadeiras. A cobra normalmente não atinge mais de um metro
5-Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento.
4-Sucuri (Eunectes murinus)
Serpente não-peçonhenta de hábitos semi-aquáticos (muito encontrada em rios e lagos). É considerada a maior serpente brasileira chegando a 10 metros de comprimento.
3-Cobra Verde (Philodryas olfersii)
2- Cobra-rateira(Malpolon monspessulanus).
Embora esta serpente mate sua presa graças à ação de um veneno, ela não é perigosa para os humanos e, portanto, não é considerada venenosa.
1-Píton reticulada (Phyton reticulatus)
Maior serpente do mundo, podendo ultrapassar os 9 metros de comprimento. Não é comum ataques a humanos, mas existem relatos.