Por Lígia Saba
Nos últimos dias você com certeza viu pela internet uma grande quantidade de pessoas falando sobre o termo “cringe” e as atividades que as pessoas mais novas acham estranho nos mais velhos. O verbo veio do inglês e é usado para se referir a algo constrangedor. Aqui no Brasil a nova geração Z passou a usar o verbo para se referir e objetos ou atitudes comuns entre a geração millennials, considerada por ele como cafona ou como mico. Os Millennials são a geração de pessoas que nasceram entre a década de 1980 até o começo dos anos 2000, já a geração Z é formada pelo grupo de pessoas que nasceu a partir de 2001. Confira abaixo uma lista de coisas consideradas cringe e conta pra gente se você se encaixa dentro do conceito ou não!
10. Decoração Minimalista
Sabe aquela estilo de decoração com poucos móveis, cores neutras e que prezam pela funcionalidade? Isso não serve para os mais novos! Para eles as decorações mais contemporâneas, boho e maximalistas são as melhores pedidas. Então se a sua casa é decorada dessa forma, sinto dizer, você é cringe!
9. Ser fã de Harry Potter
Você sabe a sua casa de Hogwarts? Então você também é cringe. A justificativa para isso é que algumas pessoas continuam falando de coisas velhas de uma forma a idolatrar esses conteúdos que, segundo a geração Z, nem são tão bons assim.
8. Ser fã de Friends
A série de sitcom norte americana que fez um enorme sucesso durante os anos 90 e início dos anos 2000 também está na lista de coisas consideradas cringe.
7. Animações da Disney
Se você pensou que as animações e musicais da Disney eram atemporais se enganou. Parece que para a nova geração Z os sucessos da Disney também não passam de produções medianas supervalorizadas pelos Millennials.
6. Usar calça Skinny
É claro que a moda não poderia ficar de fora! As calças skinny queridinhas de muitas e muitos também entraram para a lista de coisas cringe.
5. Tomar café
O fato de tomar café não é especificamente o que tornou a bebida cringe. Na verdade a crítica é sobre toda a gurmetização e romanização sobre a bebida e sobre os que se consideram verdadeiros viciados em café.
4. Emojis
Os ícones usando em conversas pelas redes sociais também não ficaram de fora!
3. Hashtag
E para aproveitar que estamos falado em redes sociais, o uso de hashtags em fotos no Instagram e no Facebook ou em qualquer outra postagem também está no topo da lista de coisas cringe.
2. Escutar Sandy e Junior
Essa com certeza mexeu com o coração de muita gente! É difícil encontrar alguém que durante os anos 90 e início dos anos 2000 não tenha se divertido ao som de “Vamô Pulá” ou se emocionado com “Quando você passa”, mas parece que para a nova geração ser fã de Sandy e Júnior também não é mais considerado algo legal.
1. Falar que é “mãe/pai de pet” ou “mãe/ pai de planta”
Você tem um pet e fala que você é pai/mãe dele? Ou fala que seus únicos filhos são suas plantas? A geração Z acho isso bem brega e exagerado.