10 comidas típicas de Goiás

Confira as 10 melhores comidas típicas de Goiás

A culinária de Goiás é de deixar qualquer um com água na boca, a principal gastronomia braliseira e conhecida nacionalmente e rica de valores, costume e sabor Goiás carrega o nome de umas das melhores diversidade gastronômica.

Confira as 10 principais comidas típicas que vai te deixar com água na boca

Por: Barbara Zani

10- X-tudo

O famoso pit dog agora patrimônio histórico de Goiás, são lanchonetes que ficam abertas até o amanhecer sendo o preferido do público pós uma boa noite de festas com os amigos o x tudo é o ideal para rebater o cansaço. O sanduíche que leva hambúrguer, bacon, ovo, salsicha, queijo,milho, batata palha e salada. Além disso tudo, caso você queira, pode ser adcionado abacaxi, cebola e purê de batatas, pode acreditar que é uma das comidas mais saborosa que se encontra aqui.

9- Arroz com Pequi

pequi é um fruto típico do cerrado e muito utilizado na culinária goiana. Ele é feito mais tipicamente no arroz, porém você pode encontrar aqui o frango com pequi que é uma maravilha também, muitos preferem o pequi sozinho. O fruto que tem um aroma marcante e um sabor sem igual é o preferido do povo Goiano.

8- Galinhada

A galinhada existe em todos os lugares do país, mas nenhuma se compara a de Goiás. O sabor é universal, e quando adicionado o pequi ou a gueroba, ele se torna insuperável.

7- Empadão Goiano

O empadão goiano é a aquela comida que com certeza no almoço de domingo na casa da vô, ou de algum parente vai ter, o primo da torta de frango, o empadão tem uma massa fininha embaixo, mediana em cima e levemente queimada nas laterais. Já o recheio é feito com frango desfiado, azeitona, pedacinhos de linguiça caseira e a Gueroba, ingrediente típico de Goiás

6- Panelinha

A panelinha é um risoto rústico, feito com arroz normal, carne ou frango e temperos a gosto como pimenta do reino, açafrão e pequi. É um dos melhores e mais populares pratos da culinária goiana.

5- Pamonha

A pamonha é muito mais que um prato típico, já se tornou uma tradição. Nada mais normal que se comer uma pamonha em um dia chuvoso, é algo que grande parte dos goianos fazem. Muitas famílias optam por fazer essa preciosidade goiana com receitas únicas.

4- Biscoito de queijo

O famosos biscoito de vô conhecido também como biscoito de queijo tem a massa crocante que quebra ou esfarela quando mordida, o recheio farto e mole, além do sabor irresistível que fica impossível comer um só

3- Arroz com rapa

Sabe aquele fundinho do arroz? pode se dizer que é uma das melhores coisas que tem. Aqui, não há nada melhor que do que a “rapa” do arroz queimado. O sabor fica de outro nível, e muitas vezes preferimos a rapa do que o arroz cozido da forma correta.

2- Carne com quiabo

o molho de carne com quiabo é uma das melhores comidas típicas do estado. Com um sabor inigualável a carne com quiabo se torna irresistível naquele almoço de domingo com a família e os amigos.

1- Pastel de feira

Quem não gosta de acorda no domingo e ir na feira comer um pastel? a maravilha que tem a combinação de mais de 30 sabores é também uma das mais preferidas do Goiano acompanhada com aquele caldo de cana então não perde pra ninguém.

Tags: