Última atualização 19/10/2021 | 21:02
A culinária típica da região Centro-Oeste brasileira é muito influenciada pelos indígenas da região, diversificada em peixes, frutas e temperos e com combinações de sabores marcantes. Pequi, milho, mandioca e peixes de água doce são alguns dos ingredientes usados para o preparo de comidas típicas do centro-oeste, composto pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para os turistas que visitam algum de seus estados, ou até mesmo para os moradores que ainda não experimentaram as iguarias da região, conhecer e degustar os pratos típicos do centro-oeste é indispensável para conhecer os costumes de seus habitantes. Se liga nessa lista que o Diário do Estado preparou com 10 pratos típicos da região e entenda um pouco mais sobre a culinária do centro-oeste brasileiro.
10. Arroz com pequi
O pequi ou piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, entre tantos outros apelidos, é uma fruta símbolo do cerrado brasileiro e pode ser consumida pura, lembrando que se deve ter cuidado com seus espinhos, ou acompanhada de arroz, frango ou carne. No caso do arroz com pequi, a receita é simples e tem um resultado delicioso e que chama a atenção pela cor amarela viva! Basta refogar os pequis inteiros no óleo, cebola e alho e adicionar a quantidade de arroz que usa diariamente juntamente com a medida de água correspondente ao grão.
9. Mojica de pintado
O Mojica de Pintado é um dos principais pratos da comida típica de Cuiabá, com raízes indígenas. Há varias versões para o prato, que une a terra (mandioca) e o rio (peixe pintado). O truque principal para fazer uma boa mojica de pintado é cortar os pedaços de pintado e mandioca do mesmo tamanho e deixar o peixe para colocar por último, visto que ele cozinha rapidamente.
8. Pamonha
A Pamonha é um dos pratos típicos mais conhecidos em Goiás e conquistou o resto do país. Sua receita leva milho ralado com leite e açúcar, uma herança africana com um toque brasileiro. No centro-oeste, diferente de outras regiões do Brasil, esse prato não é consumido apenas em receitas doces, como também em salgados, como é o caso da pamonha assada com creme de guariroba, feita à base de uma palmeira nativa da região.
7. Caldo de piranha
O caldo de piranha é um prato típico pantaneiro, que apresenta coloração levemente alaranjada e que tem sabor forte, principalmente devido a adição da querida e tradicional pimenta de bode. Nessa receita, primeiramente a piranha é cozida e são removidas suas espinhas. Então, ela retorna para o caldo em que foi cozida e recebe outros ingredientes: salsinha, alho, tomate e, por fim, a pimenta e o coentro.
6. Caribéu
Trata-se novamente de um prato típico pantaneiro, relacionado à vida no campo, principalmente nas fazendas. Os ingredientes, assim como o modo de preparo são simples: carne seca picada em pedacinhos refogada com alho e cebola e depois são acrescentados aipim (mandioca), pimenta bode (super picante) e cheiro-verde (cebolinha, salsinha e coentro).
5. Bolinho de arroz
O Bolinho de Arroz é um prato típico do Mato Grosso que tomou conta do Brasil em diferentes versões. Crocante por fora e macio por dentro, a receita leva também o coco, erva doce, arroz e mandioca – os principais ingredientes da região. Trata-se de um dos mais complexos pratos típicos do centro-oeste, pelo fato do arroz ser pilado, ou seja, ele deve virar uma farinha. Mas o sabor com certeza compensa o trabalho!
4. Empadão
O empadão faz grande sucesso entre os turistas por sua combinação deliciosa de massa a base de gordura com recheio generoso e variado. No centro-oeste, a massa do petisco costuma ser feito com gordura e ovos, enquanto o recheio leva frango e carne de porco, bem como palmito guariroba.
3. Galinhada
O pequi está presente em muitos pratos típicos do centro-oeste e neste ele é protagonista juntamente com a galinha. Aqui a galinha caipira é refogada e depois cozida com temperos. Separadamente, o pequi é cozido. O sabor irresistível do prato ganha vida quando ambos são misturados ao arroz.
2. Pacu assado
O pacu é um peixe que pode ser encontrado nos rios amazônicos e na bacia da prata, trata-se de um peixe de água doce mais gorduroso, e com sabor terroso. À moda do Mato Grosso do Sul, a receita é feita com pacu, limão, sal, pimenta do reino, manteiga, ovos cozidos, cebola, alho, azeitonas sem caroço, cheiro verde e farinha de mandioca, com grande influência da culinária indígena.
1. Arroz boliviano
O prato foi incorporado a culinária pantaneira devido a sua proximidade com a Bolívia. Basicamente, o arroz boliviano é uma mistura de ingredientes já cozidos, como arroz, carne moída e banana da terra frita, como acompanhamento é comum servir ovos e batata palha.