Hoje, dia 07 de outubro, é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, a data foi criada em 1948 pelo compositor Herivelto Martins como forma de homenagear e valorizar os profissionais criadores da música no país. Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a sua melodia, e a data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical. Para comemorar o dia e exaltar nosso compositores, preparamos uma lista com 10 músicos, compositores e compositoras aclamados e que marcaram a história da música no Brasil.
10. Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
Francisca Edviges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Foi a primeira pianista chorona, autora da primeira marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
9. Tom Jobim (1927-1994)
Maestro, cantor, compositor, pianista, violinista e arranjador, Tom era filho de diplomata, e desde cedo teve contato com a música por ter nascido em berço de uma família boêmia – sua avó, por exemplo, mandava bem no piano enquanto os tios davam conta de boas serestas. Seus primeiros passos foram na noite carioca, onde começou a se apresentar em uma série de casas noturnas. Logo foi contratado por uma gravadora para fazer alguns arranjos.
8. Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Heitor Villa-Lobos foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”, e se tornando o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.
7. Pixinguinha (1897-1973)
Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
6. Ary Barroso (1903-1964)
O compositor nascido em Minas Gerais é um dos expoentes do samba nacional. Compunha muitos sucessos interpretados por Carmem Miranda e ganhou a vida na juventude como pianista em bares e orquestras. Aquarela do Brasil, sua composição mais famosa, é uma música reconhecida internacionalmente e símbolo do samba-exaltação, estilo inaugurado por Ary, que ressaltava as qualidades do Brasil como um país plural.
5. Cartola (1908-1980)
Há quem diga que o carioca Angenor de Oliveira, famoso Cartola, foi o maior sambista que o Brasil já teve. Além de compor e cantar, Cartola também era poeta e o violinista. Cresceu no Morro da Mangueira, tendo fundado, inclusive, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira quando tinha apenas 20 anos de idade. Na década de 30 compôs para grandes cantores, como Carmem Miranda, e só mais velho é que explodiu em carreira solo, com o seu primeiro disco gravado quando tinha 66 anos de idade.
4. Dona Ivone Lara (1921-2018)
Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, foi uma cantora e compositora brasileira. Conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola, a Império Serrano.
3. Vinicius de Moraes (1913-1980)
A música popular brasileira não seria mesma sem as composições de Vinicius de Moraes, o carioca que desde criança já fazia jus ao seu apelido de poetinha. Na adolescência fez parte do coral de uma igreja católica, onde criou a suas primeiras canções. Chegou a cursar direito, tentou a carreira política, publicou um livro de poemas, foi jornalista e dramaturgo, mas foi no final da década de 50 que deslanchou como artista, compondo em parceria com Toquinho, Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, entre outros nomes.
2. Noel Rosa (1910-1937)
Foram mais de trezentas as composições do Poeta da Vila, Noel Rosa. Isso porque ele viveu apenas 27 anos, morrendo vítima de uma tuberculose. Apesar de ter tentado a faculdade de medicina, logo abandonou o curso pela vida boêmia no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, onde passava noites entre bares e cabarés. É considerado o homem responsável por levar o samba, originalmente do morro e das favelas, para o asfalto, e para as rádios nacionais.
1. Luiz Gonzaga (1912-1989)
Luiz Gonzaga do Nascimento foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. O baião, xote e xaxado, ritmos nordestinos hoje muito populares, devem muito a Luiz Gonzaga, pernambucano que espalhou tais ritmos por todo o Brasil.