10 constelações que podem ser vistas a olho nu

As constelações são aglomerados de estrelas conectadas por linhas imaginárias, usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses. O conceito de constelações surgiu em tempos pré-históricos, quando as pessoas as usavam para descrever suas crenças ou mitos, portanto, ao longo da história, diferentes civilizações adotaram suas próprias constelações. As constelações também desempenham um papel importante na navegação porque são usadas como guias. Além disso, a palavra constelação originou-se do latim constelattio, que significa agrupar aglomerados de estrelas.

Confira agora as 10 constelações que podem ser vistas a olho nu

Por: Barbara Zani

10. Constelação de Orion

Onde pode ser vista: No hemisfério norte e sul
Como encontrar: Procurar pelas estrelas conhecidas como “três marias” que compõem o cinturão de Orion.

Constelação de Orion possui um total de 81 estrelas, dentre elas, algumas das mais brilhantes do céu vistas da Terra (Rigel e Betelgeuse) e é também reconhecida pela sua fantástica nebulosa, chamada de M42.

9. Constelação do Cruzeiro do Sul

Onde pode ser vista: No hemisfério sul
Como encontrar: Procurar pelas quatro estrelas que formam a cruz brilhante no céu e identificar também a quinta estrela, conhecida como Intrometida. Identificar as estrelas brilhantes Alfa do Centauro e Beta do Centauro também é uma outra opção, pois elas parecem guardar o Cruzeiro do Sul, dando-lhe destaque.

O Cruzeiro do Sul foi utilizado por muitos anos como meio de orientação por navegadores, pois é possível localizar o sul geográfico a partir da sua observação. Essa constelação possui uma grande importância cultural para o Brasil, aparecendo em símbolos importantes como a bandeira nacional e o brasão de armas, que representa a República.

8. Constelação de Andrômeda

Onde pode ser vista: No hemisfério norte
Como encontrar: Primeiro procure pela constelação em forma de W, a Cassiopeia. A Constelação de Andrômeda está localizada ao lado dela e se conecta a uma forma quadrada de estrelas da constelação de Pégaso.

1.400 vezes maior do que a Lua Cheia e foi descrita como uma das constelações originais pelo astrônomo greco-romano Ptolemeu no século II.

7. Constelação da Ursa Maior

Onde pode ser vista: hemisfério norte
Como encontrar: no hemisfério norte, a Ursa Maior está sempre acima do horizonte, mas a melhor época de visualização é na primavera. Localizar o grande carro ou carro de David, um conjunto de sete estrelas, é a forma mais fácil de conseguir identificar a Ursa Maior em sua totalidade.

Terceira maior constelação dentre as 88 oficiais, a Constelação da Ursa Maior foi descrita por Ptolomeu no século II e apresenta uma grande importância cultural ao longo da história da arte.

6. Constelação de Pégaso

Onde pode ser vista: hemisfério norte
Como encontrar: fácil de ser observada no céu, a Constelação de Pégaso é reconhecida especialmente pelas estrelas que formam um quadrado, estando próxima também da Constelação de Cassiopeia

Uma das estrelas mais importantes desta constelação é chamada de Scheat, uma gigante vermelha 100 vezes maior do que o nosso Sol.

5. Constelação do Cão Maior

Onde pode ser vista: hemisfério sul
Como encontrar: essa constelação é facilmente encontrada devido à estrela Sírius, que é a mais brilhante do céu noturno

A estrela mais brilhante do céu noturno a olho nú, Sírius. Nas histórias da mitologia grega existia um cachorro tão veloz que conseguiu certa vez ganhar uma corrida contra uma raposa.

4. Constelação de Fênix

Onde pode ser vista: hemisfério sul
Como encontrar: apesar de possuir estrelas menos brilhantes, conseguimos encontrar a Constelação de Fênix com mais facilidade quando observamos Alpha Phoenicis, a estrela mais brilhante da constelação que também é chamada de Ankaa.

Considerada uma constelação mais nova, pois foi descrita pela primeira vez no século XVII, Fênix é uma constelação menor que chama mais atenção por sua estrela mais brilhante, conhecida como Ankaa

3. Constelação de Cassiopeia

Onde pode ser vista: hemisfério norte
Como encontrar: essa constelação pode ser facilmente encontrada devido ao conjunto de estrelas que dão um formato de W a ela. Cassiopeia também pode ser observada quando você observa o lado oposto da lendária Estrela Polar, localizada na Constelação da Ursa Maior.

Essa constelação possui cerca de 30 estrelas visíveis a olho nú, onde cinco principais formam um W que é facilmente reconhecido.

2. Constelação de Leão 

Considerada a terceira maior constelação do zodíaco, e a 12ª maior constelação geral, ocupando uma área de 2,3% do céu

1. Constelação de Touro 

A sexta maior constelação do zodíaco e a 17ª maior constelação geral, ocupando uma área de 1,9% do céu.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp