Camaleão refere-se a todos os répteis pertencentes à família Chamaeleonidae. É uma das mais conhecidas famílias de lagartos, distribuídos na África, sul da Europa e da Ásia. Há cerca de 80 espécies de camaleões, a maior parte delas na África, ao sul do Saara, estando também presentes em Portugal e na Espanha.
Confira agora as 10 curiosidades deste animal belo e enigmático
Por: Barbara Zani
10. Existem aproximadamente 160 espécies de camaleão no Planeta Terra e todos são especiais e únicos. A maioria das espécies de camaleões habitam na Ilha de Madagascar, em específico, 60 espécies, as quais gostam muito do clima desta ilha situada no oceano Índico.
9. Os camaleões têm olhos únicos e perfeitos, tem uma visão tão boa que lhes permite enxergarem pequenos insetos de até 5mm a uma longa distância. Os seus arcos de visão estão tão desenvolvidos que podem abacar até 360 graus e ver em duas direções ao mesmo tempo sem se desorientarem ou perderem o foco.
8. Um produto químico chamado melanina faz com que os camaleões mudem de cor. É surpreendente esta capacidade, a maioria deles muda de marrom a verde numa questão de 20 segundos, mas alguns mudam para outras cores. As fibras de melanina espalham-se por todo o corpo como forma de teia de aranha, através das células de pigmento, e a sua presença no corpo do camaleão, faz com que escureça.
7. Em vez de ter pálpebra inferior e superior, os camaleões têm uma pálpebra grande por olho em formato de cone
6. Os predadores mais comuns de camaleões são pássaros, cobras e macacos.
5. Os machos camaleões são os mais “arrumados” na relação. A nível físico são mais complexos e bonitos que as fêmeas, chegando a terem formas ornamentais no seu corpo como por exemplo pico, cornos e narinas salientes que usam durante alguma defesa. As fêmeas costumam ser mais simples.
4. Os camaleões não têm nem ouvido interno nem médio, por isso não possuem tímpano ou abertura para deixar entrar o som, no entanto, não são surdos. Estes pequenos animais podem detectar frequências de som na faixa dos 200-00 Hz. No que diz respeito à visão, os camaleões podem ver tanto na luz visível como na luz ultravioleta.
3. É o mais pequeno destes animais, o camaleão folha, é um dos vertebrados mais pequenos alguma vez descobertos. Pode chegar a medir apenas 16 mm e sentar-se confortavelmente sobre a cabeça de um fósforo.
2. Os camaleões têm uma natureza solitária, de fato, acontece que as fêmeas repelem com bastante frequência os machos ao ponto de evitarem que se aproximem. Quando a fêmea o permite o macho aproxima-se para acasalar. Os camaleões machos de cores mais vivas e chamativas têm mais oportunidade que os machos com cores mais ténues.
1. Os camaleões adoram dormir pendurados como se fizessem posturas de ioga invertidas. Além disso, estes fascinantes animais têm um equilíbrio espetacular que os ajuda a trepar às árvores com bastante facilidade. Usam as suas mãos e cauda para distribuir o seu peso de forma estratégica quando passam de uma árvore ou ramo frágil para outro