10 curiosidades da Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China foi construída para consolidar o império do imperador Qin Shihuang. Antes de ganhar o controle da China, cada estado da China tinha sua própria parede. Para mostrar que a China é um país, o primeiro imperador chinês Qin Shihuang ordenou a construção da Grande Muralha em quatro dinastias: Dinastia Zhou (1046-256 AC), Dinastia Qin (221-207 AC), Dinastia Han (206 anos AC a 220 DC) e Dinastia Ming (1368-1644). Seu objetivo é proteger o país de invasores e ocupar os soldados bagunceiros que perderam seus empregos após a guerra. Cerca de 300.000 desses trabalhadores, mais de 1 milhão, morreram devido às condições de trabalho. Esta obra só foi concluída há cerca de 2.200 anos, ou seja, centenas de anos depois de ter começado, especialmente porque está parada há algum tempo.

Confira agora as 10 curiosidades sobre a Muralha da China

Por: Barbara Zani

10. Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno desde 2007, a Grande Muralha começou a ser construída entre 220 e 206 a.C. 215 a.C. por , o primeiro Imperador da China para proteger a região dos ataques inimigos. A obra atravessa montanhas e rios. Muitas das pedras usadas na sua construção medem mais de 2 metros e pesam mais de 1 tonelada.

9. Foram 20 séculos até que a Muralha enfim fosse finalizada e, ao longo dos anos, ela foi sendo reconstruída e melhorada. O último trecho foi concluído durante a Disnatia de Ming, entre os anos de 1368 e 1644.

8. A Muralha se estende pelo território do Norte da China e tem 8.850 km de extensão, sendo a mais longa estrutura já construída pelo homem. Antes que ela fosse aferida por serviços oficiais chineses, em 2009, acreditada-se que sua extensão era bem menor e tinha cerca de 5.000 km.

7. Em toda a sua extensão, a Muralha tem cerca de 40 mil torres, que eram usadas para que os soldados pudessem avistar os inimigos

6. A Muralha é também conhecida como “Dragão de Pedra” e como o maior cemitério do mundo, por conta do grande número de pessoas que morreram durante sua construção. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas perderam suas vidas, a maioria por causa do frio ou da má alimentação.

5. A Grande Muralha é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987. São mais de 10 milhões de pessoas que visitam anualmente o monumento.

4. Shanhai, Juyong e Niángzi são reconhecidas como as principais portas de entrada para a Muralha da China. A parte mais famosa fica perto de Pequim, no local conhecido como Badaling, e construída em 1831.

3. Muito se diz que é possível enxergar a Muralha da China da lua, a olho nu. Isso foi informado em 1893 pela revista norte-americana “The Century”, mas Yang Liwei, o primeiro chinês a viajar para o espaço, desmentiu a informação.

2.  Ao contrário do que se pensa, a Grande Muralha da China não é um muro contínuo. Ela foi construída em partes e uma grande parte dela foi destruída pela erosão, tendo alguns pontos até soterrados pela areia.

1. Os soldados usavam sinais de fumaça preta (esterco misturado com palha) para fazer a comunicação entre as torres.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp