A expressão de RAP é derivada do inglês e tem o significado de ritmo e poesia. A razão pela qual tem esse nome é porque combina o ritmo intenso e a poesia em um só, se misturando com a cena cultural chamada “hip-hop” que nasceu na Jamaica e se tornou um produto comercializável entre os americanos. O rap se desenvolveu entre as classes mais pobres dos Estados Unidos, especialmente entre afro-americanos e hispânicos, que tinha a vontade de falar um pouco sobre sua vida diária e raizes culturais no início dos anos 70. Na Jamaica, em meados da década de 1960, o rap ganhou força graças o surgimento do equipamento de áudio, exposto ao ar livre nas periferias do país, trouxe vida às festas que aconteceram nas ruas da Jamaica. Com essa comercialização o RAP apresentou ao mundo nomes inesquecíveis para o cenário.
Confira agora as 10 curiosidades do mundo do RAP
Por: Barbara Zani
10- Tupac
Considerado até hoje por muitos artistas do cenário como o rei do rap e um dos maiores de todos os tempos. O álbum de estreia de Tupac, Me Against the World, foi o primeiro álbum de estreia de um rapper preso que entrou no primeiro lugar da Billboard
9- Snoop Dogg
Dogg investiu US$3 milhões no App “Eaze”, para delivery de maconha medicinal. O ‘Eaze’ realiza, em menos de 20 minutos, o trabalho de entrega domiciliar nos EUA. O valor colocado na startup pelo músico, principal investidor, foi feito através de seu fundo de investimento, o Casa Verde Capital. Juntamente com o apoio de outros fundos, o app idealizado por Keith McCarty, conseguiu levantar US$10 milhões, no começo de 2015.
8- Notorius Big
Notorius tinha a complexidade de suas letras, que se imaginava que o arquivo de Biggie seria preenchido com rascunhos muito marcados de suas músicas, mas este não é assim. Ele compôs e editou todas as suas letras em sua cabeça sem escrevê-la
7-Will Smith
Will Smith foi o primeiro rapper a ganhar um Grammy e após isso ele criticou por nunca darem valor ao Notorious Big e Tupac
6- Travis Scott
Scott em 2012, ele fez várias participações em canções, incluindo “I Get It” com Meek Mill e “Animal” com B.o.B. Anos depois, em 2019, ele lançou o coletivo de rap JackBoys
5-Nicki Minaj
A infância da cantora não foi nada fácil. O pai da cantora, Robert Maraj, era um funcionário da American Express e viciado em drogas. Robert espancava a mãe dela, Carol Maraj, que era assistente de contabilidade de confissão evangélica. Ele já colocou fogo na casa onde a família morava e tentou matar Carol.
4- Djonga
Que o Djonga se tornou um dos maiores no cenário Brasileiro do RAP não a duvidas. O cantor foi o primeiro rapper brasileiro a ser indicado ao prêmio BET Hip Hop Awards, realizado nos Estados Unidos.
3-Racionais mc’s
Nos anos 80 os integrantes do grupo eram bastante fãs do cantor Tim Maia, foi quando tiveram a ideia de colocar o nome do grupo em referência ao disco “Racional (1980)” de Tim Maia. Ficando assim a junção das palavras RACIONAIS + MC’S.
2-Sabotage
Certa vez, esperando para fazer uma entrevista para atuar no filme O invasor, o rapper acendeu um cigarro para esperar sua vez. Isso impressionou a atriz Mariana Ximenes, que estava presente. em um pequeno dialogo a atriz o chamou de doido , o rapper respondeu de pronto: ”Minha mãe morreu e sabia que eu fumava, então vou fazer isso aqui mesmo”
1-Emicida
A primeira mixtape de Emicida se chama ” pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe…” devido a um episódio verídico de sua vida. “Estar vivo aos 21, já era uma conquista e a frase já fazia sentido dadas as condições em que vivíamos. Hoje faz mais ainda…” conta o artista.