Press "Enter" to skip to content

10 Curiosidades do planeta Netuno

O planeta consiste em um pequeno núcleo rochoso, rodeado por uma camada de água, amônia e metano, com uma atmosfera turbulenta, composta principalmente de hidrogênio e hélio. Na verdade, eventos climáticos significativos ocorreram em Netuno, incluindo a formação de várias camadas de nuvens, tempestades ciclônicas visíveis, como a grande mancha negra agora extinta e o vento mais rápido do sistema solar com velocidades de vento superiores a 2.000 km / h. A radiação solar recebida por Netuno não é suficiente para fornecer essa energia para a atmosfera turbulenta, razão pela qual o calor irradiado do centro do planeta desempenha um papel importante na sustentação desses eventos climáticos extremos. A pequena quantidade de metano na atmosfera é parte do motivo da cor azul do planeta. O planeta orbita 14 satélites naturais conhecidos, entre os quais Tritão se destaca e é de longe o maior.

Confira agora as 10 curiosidades do planeta gelado

Por: Bárbara Zani 

10. Perfil

Diâmetro Equatorial: 49,528 km;

Diâmetro Polar: 48,682 km;

Massa: 1,02 × 10 ^ 26 kg (17 vezes maior que a Terra);

Luas: 14;

Anéis: 5;

Distância Orbital: 4.498.396.441 km (30.10 AU);

Duração do dia: 16 horas;

Duração do ano: 165 anos terrestres;

Temperatura média: -214 °C;

Data de Descoberta: 23 de setembro de 1846.

Descoberto Por: Urbain Le Verrier & Johann Galle.

9. Ventos

Com ventos que chegam à 2.100 km/h. Os cientistas ainda se perguntam como um planeta frio e gelado como Netuno consegue ter ventos tão rápidos. Uma ideia é que as temperaturas frias e o fluxo de gases fluidos em sua atmosfera fazem com que seja fácil gerar ventos que se movam tão rapidamente.

8. A gravidade da superfície de Netuno é quase semelhante à da Terra, a gravidade de Netuno é apenas 17% mais forte que a gravidade do nosso planeta.

7. Com um raio equatorial de apenas 24.764 km, Netuno é menor que todos os gigantes gasosos do Sistema solar. Apesar disso, ele é mais massivo do que Urano em cerca de 18%, e o planeta gasoso mais denso do nosso sistema.

6. Netuno é o planeta mais frio do nosso sistema. No topo de suas nuvens, as temperaturas podem chegar até -221,45 graus Celsius. quase três vezes a temperatura mais fria já registrada aqui na Terra, de -89,2 °C.

7. O azul de Netuno

Com uma atmosfera espessa e composta de 74% de hidrogênio, 25% de hélio e aproximadamente 1% de metano. Essas partículas de metano gelado, junto com gases menores presentes nas extremidades da atmosfera que dão a sua cor azul, que fez com que ele recebesse o nome do deus romano do mar. Essas características azuis e brancas de Netuno também ajudam a distingui-lo de Urano.

6. Netuno leva cerca de 16 horas para girar uma vez em seu próprio eixo, completando um dia netuniano. Porém, ele demora cerca de 165 anos terrestres para orbitar o sol. Em 11 de julho de 2011, Netuno completou sua primeira órbita completa desde sua descoberta em 1846.

5. Netuno possui 14 luas descobertas

4.  A maior lua de Netuno, Tritão, não se formou como as outras luas, e sim foi capturada por sua gravidade. E sua rotação síncrona com Netuno está lentamente a levando em encontro com o planeta. Acredita-se que em algum momento, daqui a bilhões de anos, a lua provavelmente será dilacerado pelas forças gravitacionais de Netuno, se tornando mas um anel ao redor do planeta.

3. Até hoje não se sabe quem de fato descobriu o planeta, Galileu foi o primeiro mas não considerou um planeta e sim uma estrela, então seus créditos não fora devidamente dados. Em outra suposição em 1781, um pouco depois de descobrirem Urano, começaram a aparecer pista sobre este planeta quando viram uma invasão inesperada na órbita de urano devido a isso eles propuseram a existência de um outro planeta, cujo campo gravitacional explicaria essas variações orbitais. Já em 1845 o astrônomo inglês John Couch Adams realizou seus cálculos quanto à posição deste planeta desconhecido. Mas embora ele tenha submetido suas descobertas à Royal Society, seu trabalho não foi recebido com muito interesse. Com uma conclusão muito parecida com a de Adams  o astrônomo Jean Joseph Le Verrier. Como as estimativas de ambos estavam tão próximas, a comunidade científica começou sua busca pelo planeta na região do céu que Adams e Le Verrier previram. Finalmente em 23 de setembro de 1846, o astrônomo alemão Johann Gall observou o novo planeta, perto de onde os cálculos de Adam e Le Verrier haviam previsto.

2. Netuno também tem anéis, No total, o planeta tem cinco anéis, e todos foram nomeados em homenagem aos astrônomos que fizeram importantes descobertas sobre Netuno: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams.

1. Netuno foi visitado de perto apenas uma vez, única espaçonave que já visitou Netuno foi a Voyager 2, da NASA, que visitou o planeta durante sua grande volta pelo Sistema Solar. A Voyager 2 fez seu sobrevoo em Netuno em 25 de agosto de 1989, passando a 3.000 km do polo norte do planeta.