Press "Enter" to skip to content

10 Curiosidades do planeta Urano

Urano, o sétimo planeta relacionado ao sol, foi descoberto por acidente. Embora possa ser vista a olho nu, há muito tempo é confundida com uma estrela devido à sua órbita obscura e lenta. Devido à distância da Terra e várias missões de exploração, grande parte de Urano permanece um mistério para nós. No entanto, o que foi descoberto torna este planeta um dos planetas mais atraentes da história. Entre a temporada de 21 anos e as chuvas de diamantes, podem ser observados alguns fatos que tornam este planeta um dos planetas mais fascinantes do sistema solar.

Confira 10 curiosidades sobre o planeta

Por: Barbara Zani

10. Sobre

Diâmetro Equatorial: 51,118 km;
Diâmetro Polar: 49,946 km;
Massa: 8,68 × 10 ^ 25 kg (15 Terras);
Luas: 27;
Anéis: 13;
Distância Órbita: 2,870,658,186 km (19,19 UA);
Período de órbita: 30.687 dias (84 anos);
Temperatura efetiva: -216 °C;
Data da Descoberta: 13 de março de 1781;
Descoberto Por: William Herschel.

9. Rotação Própria 

Do mesmo modo que Vênus, a rotação de Urano gira de leste a oeste, o oposto da direção em que a Terra e a maioria dos outros planetas giram. Fora isso, o planeta possui o eixo rotacional inclinado em um ângulo quase paralelo ao seu plano orbital, sendo assim ele aparenta estar girando de lado.Os cientistas acham que essa maneira diferente de fazer a rotação pode ser a causa de uma possível colisão entre o planeta e o um asteróide.

8. Estações do ano 

Devido a sua rotação diferente, as estações no planeta pode durar cerca de 21 anos, causado enormes variação de dia e noite em urano. Imagine viver em um lugar a onde o sol fica 21 anos e depois 21 anos em noites congelantes é assim que funciona as estações no planeta.

7. Conjunto de aneis

Urano possui 13 aneis formados por partículas que variam de tamanho entre grãos de poeira à pequenos pedregulhos. Esses anéis de Urano são classificados como dois conjuntos de anéis distintos, o que também é bastante incomum em nosso sistema solar. A maior distinção entre esses grupos está em sua coloração. Enquanto os dois anéis exteriores possuem cores vivas, os outros 11 interiores são mais escuros.

6. As luas de Urano: um romance Shakespeariano

As luas de Urano foram nomeadas em homenagem aos personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope. Até hoje foram descobertas 27 luas em torno de Urano, e entre alguns dos seus nomes estão Titania e Oberon, de Sonho de uma noite de verão, e Ariel e Miranda, de A Tempestade. Ao que indicam novas pesquisas há a possibilidade de existirem ainda duas luas escondidas em seu redor, isso porque foram encontradas ondulações em dois anéis ao redor do planeta. Padrões ondulados semelhantes haviam sido encontrados anteriormente, e foram a causa do descobrimento de duas outras luas, Ophelia e Cordelia.

5. Temperaturas mais frias

Apesar de não ser o planeta mais distante do Sol, Urano ainda é o planeta mais frio do Sistema Solar, com uma temperatura atmosférica mínima de -224 °C. Uma das teorias que explica o porquê de Urano ser tão frio diz que o planeta pode ter passado por uma grande colisão, que fez com o calor do seu núcleo escapasse para o espaço.

4. Chuva de diamantes

Por meio de estudos com lasers ópticos de alta potência, os cientistas finalmente têm o que consideram ser uma prova sólida para essa antiga afirmação científica. Publicado na Nature Astronomy em 2017, permitiu que os cientistas testemunhassem a formação de minúsculos diamantes, além de vislumbrar processos que ocorrem na atmosfera de Urano.

3. Urano fede

Em cima da base de um estudo feito recentemente, as nuvens na alta atmosfera de Urano são compostas principalmente de sulfeto de hidrogênio, o mesmo composto químico responsável pelo mau cheiro dos ovos podres. Depois de anos e muitos estudos os interesses do cientistas pela composição das nuvens fez com que chegaram a base final do estudo detectando a assinatura de sulfeto de hidrogênio na atmosfera de Urano, o que comprova que esse planeta tem um cheiro bem desagradável.

2. Cor azul-esverdeada

O planeta tem uma atmosfera formada principalmente por hidrogênio e hélio, com traços de metano, amônia e água. Ao absorver a porção vermelha da luz solar, o gás metano da atmosfera de Urano dá ao planeta seus belos tons azul-esverdeados

1.Difícil investigações sobre Urano

Devido a distancia a quase 3 bilhões de quilômetros da Terra. Além disso, ele é difícil de prever. Nós não sabemos o que esperar das temperaturas flutuantes da atmosfera do planeta, e apesar do movimento de suas luas ser muito lento para ameaçar uma nave espacial, há razões para suspeitar que ainda não conhecemos todas as luas e detritos que orbitam o planeta.