A Bíblia, formalmente chamada de Bíblia Sagrada, é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo e parcialmente para o judaísmo e islamismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. São cerca de 73 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento, que levaram mais de 1000 anos para serem escritos, e que contam com com textos bem distintos entre si, sendo cada um escrito em um período diferente da história. Traduzida para cerca de 2.500 idiomas, a bíblia ainda desperta bastante curiosidade, aberta a interpretações, pode ser considerada um livro cheio de mistérios e enigmas. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades para quem quer saber um pouco mais sobre a Bíblia.
10. Bíblia com erro de digitação
Uma editora em 1631 publicou uma Bíblia com o seguinte erro de digitação: “Tu cometerás adultério”. Apenas nove dessas Bíblias, conhecidas como a “Bíblia dos Pecadores” existem hoje no mundo.
9. Origem do nome
O nome Bíblia remete a cidade do Líbano chamada Biblos, atual Jbeil. A cidade era conhecida por produzir papiros – ou rolos – para a escrita. A influência da cidade foi tamanha que a palavra ‘bíblia’ significa ‘livros’ em grego.
8. Primeiro livro impresso
Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg finalizou um trabalho que demorou 5 anos. A invenção da prensa com tipos móveis revolucionou o mundo. O primeiro livro impresso dessa maneira foi a Bíblia e isso foi fundamental para a Reforma Protestante. Continua sendo o livro mais vendido e traduzido do mundo desde então.
7. Autores
A Bíblia não é uma única obra, mas uma coleção de obras de uma ampla variedade de autores, como pastores, reis, fazendeiros, sacerdotes, poetas, escribas e pescadores. Os autores também incluem traidores, estelionatários, adúlteros, assassinos e auditores.
6. Em cada país há uma Sociedade Bíblica
O sucesso da divulgação da Bíblia – e traduções -se dão pelo fato de cada país ter uma Sociedade Bíblia. Esta organização é responsável pelas traduções nos idiomas locais e na distribuição dos exemplares.
5. Não há nenhuma descrição da aparência de Jesus na Bíblia
Nenhum versículo da Bíblia descreve a aparência de Cristo em nenhum momento. As centenas de maneiras como ele é representado são liberdades criativas dos autores das imagens que o representam. Segundo as Escrituras, ele tinha a aparência de um homem normal do Oriente Médio. Como a Europa foi o centro de divulgação do cristianismo por séculos, a imagem de um Jesus de cabelos e olhos claros é influência da percepção de mundo que eles tinham.
4. Tempo para ser escrito
O Antigo testamento demorou mais de 1.000 anos para ser escrito. Embora tenha demorado mais de 1.000 anos para escrever o Antigo Testamento, o Novo Testamento foi escrito dentro de um período de 50-75 anos.
3. O maior e o menor capítulo
Nos originais, o Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos são divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. O menor é o Salmo 117, com apenas dois versículos.
2. John Wycliffe foi exumado e queimado por traduzir a Bíblia
John Wycliffe produziu a primeira tradução de toda a Bíblia da Vulgata latina para o inglês. No entanto, depois que ele morreu, a Igreja Católica exumou e queimou seu cadáver como punição por seu trabalho de tradução.
1. A bíblia e os números
Todos os números que aparecem na Bíblia têm um significado. Sempre que você se deparar com dados numéricos da Bíblia, deve suspeitar que está tentando transmitir mais do que uma simples quantidade.