10 curiosidades sobre a cidade da Palmas

Palmas é um município brasileiro, capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade cidade jovem e planejada costuma ser local de passagem dos turistas rumo ao Jalapão. No entanto, moradores e turistas que já visitaram a região garantem que vale a pena reservar um tempo maior para conhecer as atrações do umbigo do Brasil e seus arredores. O local é chamado de umbigo porque o marco zero da cidade também é o centro geográfico do Brasil, o ponto mais central do país. Confira abaixo uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a cidade de Palmas.

10. A capital mais jovem do Brasil

A Constituição de 1988 dividiu o Estado de Goiás criando o Tocantins ao norte. A totalmente planejada Palmas já nasceu capital em maio de 1989, semelhante ao ocorrido em Brasília anos antes.

9. Geografia 

O terreno era um descampado rodeado por águas no meio do cerrado. De um lado o Lago de Palmas e do outro a Serra do Lajeado, repleta de cachoeiras. No meio da cidade as nascentes são protegidas por matas ciliares e destacadas no simétrico mapa da capital.

8. Memorial Coluna Prestes

Um famoso cartão-postal da cidade é o Memorial Coluna Prestes, que tem a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e está localizado na ala sudoeste da Praça dos Girassóis.

7. Praça dos Girassóis

Com 571 mil m², a Praça dos Girassóis é a maior da América Latina. Além disso,  é a segunda maior praça urbana do mundo – só perde para a Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia. A saber, 800 operários trabalharam para erguer a praça, que foi inaugurada em 2000.

6. Maiara e Maraisa 

A dupla de sucesso do sertanejo Maiara e Maraisa lançou seu primeiro disco na cidade de Palmas. A dupla nasceu no Mato Grosso, mas se mudou quando as duas ainda eram crianças para a capital tocantinense.

5. Feira do Bosque 

Mais de 150 barraquinhas fazem a felicidade dos amantes de artesanato no Bosque dos Pioneiros em Palmas. Todos os domingos, produtos de couro, rendas, bordados, peças em vidro e barro feitas pelos artesãos tocantinenses são comercializadas na Feira do Bosque. Criada em 1997, a Feira do Bosque é um patrimônio turístico e histórico do Tocantins.

4. Praias 

Os 54 km de praias são de água doce provenientes do Rio Tocantins. Especificamente do Lago de Palmas que surgiu com a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. O lago é cortado pela ponte FHC, uma das maiores do Brasil, e convida os moradores a aproveitarem suas praias, ilhas e muito espaço para a prática de esportes náuticos.

3. Palácio Araguaia 

Projetada pelos arquitetos Maria Luci da Costa e Ernani Vilela, a sede do Poder Executivo Estadual levou apenas 13 meses para ser construída. Com arquitetura moderna, ocupa uma área de 14 mil metros quadrados.

2. Capim dourado

Na região do Jalapão, próximo a cidade de Palmas, encontra-se o capim dourado. Ele é a haste de uma flor da família das sempre-vivas. Com o material, são feitas diversas peças de artesanato que já se tornaram típicas do estado.

1. Cruzeiro 

Este foi o primeiro monumento histórico erguido em Palmas, tendo sido instalada no dia 18 de maio de 1989. Esculpida pelo artesão Arnildo Antunes, a cruz em pau-brasil tem sido o espaço escolhido para celebrar diversos cultos ecumênicos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp