Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Com uma população estimada em 868 075 habitantes em 2020 a cidade, fundada em 1852, é a mais populosa do Piauí. Confira abaixo uma lista com 10 curiosidades sobre a capital do estado do Piauí.
10. Nome
O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa de Dom Pedro 2º.
9. Capital
Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil, sendo a única capital do Nordeste localizada no interior. É também a única capital brasileira situada na fronteira com outro estado, Piauí e Maranhão.
8. Litoral
Teresina é a única capital nordestina que não está na beira do mar, localizada a mais de 300 quilômetros do litoral. Isso se deu porque o Piauí foi colonizado a partir do interior. Apesar de não contar com litoral, Teresina conta com dois importantes rios – o Parnaíba e o Poti.
7. Arrumadinho
O prato muito comum na região trata-se de uma mistura de arroz (podendo ser Maria Isabel, Baião de Dois ou arroz branco mesmo), com alguns pedaços de carne, farofa e creme de galinha (alguns ainda “interam” o prato com alguma salada).
6. Cidade Verde
A capital mais arborizada do nordeste foi apelidada de “cidade verde” pelo escritor maranhense Coelho Neto, depois de tê-la sobrevoado no final do século 19, e avistado toda a sua cobertura vegetal.
5. Folclore
O Bumba-Meu-Boi é uma das maiores expressões do folclore teresinense. Em épocas dos festejos de São João, que se iniciam em junho e prosseguem até setembro, a história da mulher de um vaqueiro, Catirina, que desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda, anima as rodas onde tambores, matracas e danças colocam o boi no centro das atenções.
4. Reisado
Falado em folclore, outra expressão famosa na região é a do reisado. A celebração ocorre no mês de dezembro e homenageia o nascimento de Cristo, fazendo desfilar personagens característicos, como a Burrinha, a Sariema, o temível Jaraguá, a Cigana e o Casal de Velhos, acompanhados por uma orquestra de violas, rabecas, pandeiros e muita cantoria.
3. Cajuína
A bebida típica fabricada a partir do suco do caju foi adotada como símbolo cultural da cidade e é considerada Patrimônio Cultural do Estado.
2. Ponte Juscelino Kubitchek
Teresina tem 13 pontes sobre os rios Parnaíba e Poti. O curioso é que a maioria da população local prefere atravessar pela iluminada ponte Juscelino Kubitschek.
1. Artesanato
O artesanato teresinense é bastante expressivos, pela criatividade dos seus artesãos e pela riqueza de detalhes de suas peças. A arte santeira, notadamente em madeira, é reconhecida internacionalmente.