10 curiosidades sobre a cidade de Vitória

Vitória é a capital do estado de Espírito Santo, no sudeste do Brasil. O município é composto por um arquipélago de 34 ilhas e por uma porção continental. Ao todo, são 93,34 km² de extensão territorial. O acesso ao continente é feito por sete pontes e a paisagem encanta os visitantes, independentemente se chegaram de avião, de navio ou por via terrestre. Conhecida pelas praias arenosas como Camburi e Curva da Jurema, a cidade oferece um misto de bagagem histórica, modernidade e qualidade de vida. Apesar de se tratar de uma capital, apresenta o ritmo tranquilo de uma cidade de interior que atraí muitos turistas. Quer saber um pouco mais sobre a cidade de Vitória? Então se liga nessa lista que o Diário do Estado preparou com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a capital do Espirito Santo.

10. Capixaba?

Apesar de que muitos pensam, quem nasce em Vitória não é capixaba, mas, sim, vitoriense. O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. Ele se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.

9. Geografia 

A cidade está cercada pela Baía de Vitória e pelos rios Santa Maria, Bubu, Marinho e Aribiri. Além disso, a geografia conta com ilhas, enseadas, encostas, mangues e praias.

8. História da cidade 

Em 1951, os portugueses venceram uma batalha contra os índios Goitacazes e, devido ao fato, nomearam o local de Ilha de Vitória. A cidade tem mais de 400 anos de história e devido ao seu crescimento ganhou importância no cenário brasileiro. O Produto Interno Bruto (PIB) é o maior do estado e o 33º do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) é considerado muito alto.

7. Nome 

Existem duas versões para o nome Vitória. De acordo com a primeira, ele teria surgido em razão da vitória de Vasco Fernandes num luta contra os índios que habitavam a região. E de acordo com a segunda, Vitória teria sido assim batizada pelos jesuítas bascos que, ao chegarem ao local, quiseram homenagear Nossa Senhora da Vitória.

6. Valor do metro quadrado 

Por estar localizada numa região de muitas ilhas e morros, Vitória possui pouco espaço para crescer. Não é sem motivos, portanto, que se transformou numa das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil.

5. Maior bairro do estado 

O bairro Jardim Camburi, na capital, é o maior bairro do Espírito Santo. Uma pesquisa realizada pela Associação de Moradores, constatou que 88% dos residentes não possuem vontade de se mudar para outro bairro, 7% consideram a situação regular, e somente 5% apresentou vontade de deixar o bairro. Seus moradores consideram o lugar quase como que uma pequena cidade dentro de Vitória, com tudo que precisam sem precisar ir longe.

4. Artesanato 

Uma das principais atrações do artesanato da cidade são as panelas de barro. Existe até uma feira onde os artesãos vende esses, entre outros produtos, para os moradores e turistas.

3. Nara Leão 

A cantora de MPB Nara Leão nasceu em Vitória em 1942, mas se mudou para o Rio de Janeiro com um ano de idade. Nara ficou conhecida como musa da bossa nova em todo Brasil e fez sucesso internacional.

2. Ilha 

Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís da catarinense Florianópolis.

1. Cidade Ilha 

O nome Cidade Ilha não veio do nada. Inicialmente, a capital tinha cerca de 50 ilhas em todo o seu território. Com o passar dos anos, Vitória foi perdendo essas ilhas devido aos aterros que foram sendo construídos, diminuindo esse número.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp