10 curiosidades sobre a Copa do Mundo

Por Lígia Saba 

A Copa do Mundo de futebol é o maior evento do planeta e ocorre de 4 em 4 anos. A próxima Copa deverá ser disputada em 2022, no Catar. Criada em 1930, a competição mundial é cheia de fatos e curiosidades que foram se formando com o tempo. Confira abaixo uma lista com 10 desses fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não sabia.

10. O craque brasileiro, Pelé, é o único jogador que venceu três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970.

9. O russo Oleg Salenko marcou um recorde de cinco gols em um jogo durante uma vitória por 6 a 1 sobre Camarões na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

8. O troféu da Copa do Mundo ficou seis dias desaparecido quando foi roubado antes da Copa de 1966, na Inglaterra. Um cachorro chamado Pickles, que foi levado para passear pelo dono no sul de Londres, descobriu o troféu embrulhado em alguns jornais no fundo de alguns arbustos, uma semana depois de seu desaparecimento.

7. A Escócia se classificou para a Copa do Mundo em oito ocasiões. Todas as oito vezes não conseguiu avançar além da primeira fase.

6. O turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos de jogo contra a Coréia do Sul em 2002, o gol mais rápido da história da Copa do Mundo.

5. Áustria e Suíça protagonizaram o jogo com o maior placar na história da Copa do Mundo em 1954, quando combinaram 12 gols. A Áustria venceu por 7-5.

4. Alcides Ghiggia, do Uruguai, tinha 23 anos quando marcou o gol da vitória contra o Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã. Anos depois, Ghiggia disse: “Apenas três pessoas já silenciaram 200.000 pessoas no Maracanã com um único gesto: Frank Sinatra, o Papa João Paulo II e eu”.

3. A Copa do Mundo de 1950 foi o único torneio a não ter um jogo final. Em vez disso, o vencedor foi determinado por meio de uma rodada de quatro equipes, depois que Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia venceram seus respectivos grupos da primeira rodada. O Uruguai derrotou o Brasil por 2-1 no jogo final do quadrangular e venceu a Copa do Mundo.

2. Jose Batista, do Uruguai, recebeu cartão vermelho por meros 56 segundos em um jogo da primeira rodada contra a Escócia na Copa do Mundo de 1986, a mais rápida expulsão na história dos torneios.

1. 74 nações já jogaram na Copa do Mundo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp