Hoje, dia 20 de agosto, é celebrado o dia nacional do Maçom. A data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta “sociedade secreta” teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil. A maçonaria é uma associação, também chamada de ordem ou de fraternidade, que tem como princípios básicos o livre pensamento e a prática da tolerância e da moralidade. Muitos mistérios giram em torno da maçonaria, inclusive a crença de que trata-se de uma ordem secreta, o que gera muita curiosidade sobre o que acontece dentro da associação. Para comemorar o dia nacional do Maçom e matar um pouco da curiosidade, preparamos uma lista com 10 fatos sobre a Maçonaria.
10. Os maçons usam o avental maçônico
A maçonaria é uma sociedade cheia de símbolos e o avental maçônico, embora menos conhecido, é um deles. O avental é usado para relembrar aos maçons que uma de suas funções é se manter em trabalho constante pelo bem da sociedade.
9. Quem pode ser membro
Com exceção de alguns capítulos não oficiais, apenas homens são bem-vindos na Maçonaria. Qualquer pessoa que deseje participar deve ser indicada por dois membros estabelecidos. Além disso, todos os interessados devem atestar que acreditam em um único Poder Supremo — um deus monoteísta, mas não necessariamente o cristão.
8. Quantidade de maçons existentes no mundo
Não é tão fácil assim precisar quantos maçons existem em todo o mundo, mas estima-se que este número esteja na casa dos seis milhões hoje em dia.
7. Existe a maçonaria feminina
Apesar de a tradicional maçonaria ser formada unicamente por homens, como foi citado na curiosidade 9, existem ordens maçônicas femininas, como a Ordem das mulheres maçons, Ordem de Amaranth, Fraternidade honorária dos antigos maçons, Ordem das mulheres maçons e Ordem social de Beauceant, entre outras. Os ritos que acontecem nas maçonarias femininas são os mesmos que acontecem nas masculinas.
6. É proibido falar sobre religião ou política nas reuniões
Apesar de a crença monoteísta ser obrigatória para participar da associação maçônica, a discussão sobre religião é proibida nas lojas maçônicas. A organização é geralmente descrita como “religiosa, mas não uma religião”, e não coloca nenhuma religião monoteísta sobre outra. A discussão sobre política também é proibida.
5. Sociedade secreta?
A maçonaria não é uma sociedade assim tão secreta. Seus membros podem livremente falar para os demais sobre a sua associação, porém devem guardar para si os segredos e detalhes das atividades realizadas.
4. Os maçons usam três pontos na escrita e na assinatura
Na escrita os maçons usam três pontos que são colocados na forma de um triângulo. Esse fato curioso também ficou conhecido como uma das características que permite que os maçons sejam reconhecidos, mas não é por esse motivo que eles são usados. Os três pontos na escrita têm a função de abreviar palavras e são usados conforme algumas regras específicas.
3. Igualdade
A fraternidade dos maçons é baseada na igualdade entre os membros. Apesar de contar com um grande número de presidentes e outros indivíduos importantes e influentes, todos esses títulos grandiosos devem ser esquecidos ao entrar em uma loja maçônica. O único status que importa é o nível de realizações dentro da Maçonaria.
2. Nazismo
Durante o nazismo, cerca de 80 mil a 200 mil maçons foram mortos por Hitler, que acreditava que a maçonaria era uma “ferramenta dos judeus”.
1. Códigos secretos
Há rumores de que todos os maçons aprendem um aperto de mão secreto. Embora a Maçonaria exista em todo o mundo, cada loja tem seus próprios rituais, apertos de mão, senhas e batidas secretas.