10 curiosidades sobre a primavera

Confira a lista de fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não sabia sobre a primavera

Por Lígia Saba 

primavera é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre. Do ponto de vista da astronomia, a primavera do Hemisfério Sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro, e a do Hemisfério Norte inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho. Para saber um pouco mais sobre a estação das flores preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades que você possivelmente ainda não sabe sobre a primavera.

10. No primeiro dia da primavera, assim como o primeiro dia do outono, os dois hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de sol, por isso o dia e a noite tenham a mesma duração de 12 horas cada. Com o tempo, na primavera, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

9. Os chineses comemoram a chegada desta estação há mais de 4 mil anos, com a Festa da Primavera. As festividades começam dia 23 de dezembro e terminam dia 15 de janeiro.

8. Nesta estação, os dias passam a ter mais horas, o que estimulam as plantas a acumular energia necessária para abrir suas flores, dando origem a um dos principais símbolos da estação: o florescimento.

7. Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite, são as flores que mais desabrocham na estação.

6. Os efeitos do El Niño passam a ser sentidos mais fortemente no Brasil durante a primavera, por isso há aumento de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, e intensificação da estiagem no Nordeste.

5. Até os animais apresentam mudança de comportamento nessa estação. Muitos que estavam em período de hibernação no inverno saem durante a primavera. Beija-flores e abelhas também aumentam suas atividades.

4. A palavra primavera tem origem no latim e quer dizer princípio da boa estação (primo vere). Há muito tempo, o ano era dividido em apenas duas partes: veris que significa bom tempo e hiems, mau tempo. Foi a partir do século 17 que os estudiosos separaram o ano em quatro estações.

3. Os pássaros que vivem em lugares frios procuram regiões mais quentes no inverno. A volta só acontece na primavera, quando o local onde estão também começa a esfriar e eles entendem que voltando para casa, eles terão alimento e abrigo para todos.

2. No primeiro dia da primavera, uma pessoa no Pólo Norte visualiza o sol deslizando pelo horizonte, iniciando seis meses de luz ininterrupta. Uma pessoa no Pólo Sul visualiza o sol deslizando pelo horizonte, sinalizando o início de seis meses de escuridão.

1. Segundo o mito grego, o retorno da primavera coincide com o retorno de Perséfone, filha de Deméter, que é a deusa das plantas e da fertilidade, ao mundo dos vivos, depois de passar um terço do ano presa no submundo com o deus Hades.

Tags: