10 curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial

Por Lígia Saba 

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. É considerado o maior conflito da história da humanidade em questões de intensidade, recursos financeiros e humanos mobilizados e pela quantidade de vítimas. Devido a sua grande importância histórica a Segunda Guerra Mundial é assunto bastante discutido principalmente no mundo acadêmico. Confira abaixo alguns fatos e curiosidades sobre esse conflito que você provavelmente ainda não conhece.

10. Os soldados brasileiros (cerca de 25.334 homens) foram para a Segunda Guerra Mundial em agosto de 1944, ao lado dos aliados, para combater em território italiano. Morreram durante os combates 443 soldados brasileiros. Eles foram enterrados no cemitério da cidade de Pistoia, na região da Toscana.

9. O intenso frio do inverno soviético foi um dos principais inimigos dos alemães da Segunda Guerra. Com a ajuda das baixas temperaturas (até -40ºC no inverno), os soviéticos impuseram a maior derrota aos alemães durante a batalha de Stalingrado. Nestas baixas temperaturas, muitos equipamentos de guerra alemães perderam a eficiência a sequer funcionaram. Sem contar que muitos soldados alemães, sem uniformes adequados, morreram de frio durante os combates.

8. Heinrich Himmler, um dos principais líderes nazistas, foi responsável por formar a força-tarefa incumbida de construir os campos de extermínio e acompanhou as obras de perto, o que o torna um dos principais responsáveis pela morte de 6 milhões de pessoas durante o holocausto. Himmler foi preso pelos britânicos em 1945 e chegou a travar negociações de paz sem o conhecimento de Hitler, mas cometeu suicídio antes de ser julgado por seus crimes.

7. Durante a Segunda Guerra, foram jogadas, sobre os países envolvidos, cerca de 3,5 milhões de toneladas de bombas. Esse fato fez com que grande parte das mortes nesta guerra fosse de civis (pessoas que não estavam envolvidas na guerra).

6. Os Estados Unidos só entraram na guerra quando, em 7 de dezembro de 1941, os japoneses atacaram a base militar norte-americana de Pearl Harbor.

5. O Japão escolheu atacar Pearl Harbor especificamente em um domingo por pensar que os norte-americanos estariam menos alertas nesse dia, tipicamente de descanso no Ocidente. Então, após sobrevoar a base naval dos EUA, quando o comandante japonês Mitsuo Fuchida gritou as famosas palavras “Tora! Tora! Tora!” (“Tigre! Tigre! Tigre!”, em tradução livre), ele estava informando seus compatriotas que o ataque tinha ocorrido como planejado.

4. A espionagem foi uma das armas usadas na Segunda Guerra. Este recurso foi usado tanto pelos Aliados quanto pelo Eixo. Uma das espiãs mais famosas foi a modelo holandesa Catharina Koopman. Ela serviu de espiã para os aliados. Foi presa e enviada para um campo de concentração nazista na Alemanha. Livrou-se, pois falava muito bem alemão e fez se passar por enfermeira.

3. Cerca de 47 milhões de pessoas morreram em função da Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos foram os que mais tiveram baixas durante o conflito com cerca de 26 milhões de mortos. Foi a guerra em que mais pessoas morreram em toda história da humanidade.

2. Foi a primeira guerra onde ocorre o uso de armas atômicas. As bombas nucleares jogadas pelos Estados Unidos no Japão provocou a morte de milhares de pessoas. Só na cidade de Hiroshima morreram 100 mil somente no momento da explosão. A bomba provocou a destruição de quase 70% das construções da cidade.

1. O Japão foi o último país do Eixo a aceitar a rendição, fato ocorrido somente em 2 de setembro de 1945. Essa é considerada a data oficial do fim da Segunda Guerra Mundial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp