10 curiosidades sobre a Torre Eiffel

Confira a lista de fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre a Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é um dos edifícios mais altos da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Inaugurada em 31 de março de 1889 por ocasião do primeiro centenário da Revolução Francesa, a torre é com certeza um dos ponto turísticos mais famosos do mundo. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a história do monumento, preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a Torre Eiffel.

10. A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-ceu Chrysler Building.

9. Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Torre Eiffel servia como meio de comunicação entre as tropas francesas, enviando sinais a partir da parte superior da torre com o intuito de as dirigir para a linha de frente.

8. Entre 1925 e 1935, a Torre Eiffel foi usada como outdoor pela marca automotiva Citroën. A torre foi equipada com um grande letreiro vertical luminoso que anunciava “Citroën”. Até hoje esse continua sendo um acontecimento inédito, uma vez que nenhuma outra marca usou a estrutura para este tipo de divulgação.

7. Em Paris, a estrutura da Torre Eiffel “reinou” nas alturas por décadas, tendo permanecido como a construção mais alta da cidade até 1973, quando foi inaugurada uma torre militar de transmissão em Saissac. Atualmente, o viaduto Millau é ainda mais alto, com 343 metros.

6. Em 1960, o presidente francês Charles de Gaulle, negociou um acordo secreto com o prefeito de Montreal, Jean Drapeau, para temporariamente desmontar a Torre Eiffel e transferi-la para o Canadá para a Exposição Universal de 1967. Felizmente esse acordo nunca foi concretizado pois a empresa que gerenciava a torre vetou a negociação com medo de que a torre nunca mais fosse trazida de volta.

5. É possível subir de escada até o topo da torre Eiffel, mas são nada mais, nada menos que 1.665 degraus. Não por acaso, a maior parte dos turistas prefere subir ao topo da torre com ajuda de um elevador.

4. É proibido tirar fotos da torre durante a noite, quando as luzes estão acesas. Para que a foto seja autorizada é preciso antes entrar em contato com a “Société Nouvelle d’ Exploitation de la Tour Eiffel” (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais. Isso não é necessário durante o dia.

3. Desde que foi inaugurada, a torre Eiffel já foi visitada por pelo menos 250 milhões de pessoas. Além disso, a soma da distância percorrida durante todas as viagens entre a base e o topo da estrutura em um ano chegam a cerca de 103 mil quilômetros. O que equivale a duas viagens e meia em volta da Terra.

2. O arquiteto da Torre Eiffel foi Gustave Eiffel, e foi concedido a ele, mediante acordo, um quarto privativo no topo da torre. Hoje em dia ele ainda pode ser visto.

1. Durante a ocupação nazista em Paris, na Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1944, os cabos dos elevadores da torre foram cortados, sendo que a visitação foi proibida ao público. Foi também nesta época que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista.

Tags: