Por Lígia Saba
A Última Ceia é uma das obras mais emblemáticas do pintor renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519). Nela, o artista retrata a última ceia de Jesus Cristo ao lado de seus apóstolos, momentos antes dele ser crucificado. A obra tem mais de 500 anos e continua despertando a atenção de todos com seus mistérios, pensando nisso preparamos uma lista com 10 curiosidades e teorias sobre o afresco.
10. Tamanho
O mural é maior do que se imagina: mede 4,6 metros de altura por 8,8 metros de comprimento. A obra também é chamada de “Santa Ceia”. Leonardo nunca tinha trabalhado em uma pintura tão grande como essa e não tinha experiência em pintura em afresco, cujo formato seca rapidamente.
9. Localização
A obra fica dentro do convento da igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão (Itália). A igreja e o museu foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco. O local fica dez minutos a pé depois da estação de metrô Milano Cadorna, ou apenas a 15 minutos a pé do Duomo.
8. Importância Religiosa
Última Ceia foi a refeição que que Jesus teve com seus apóstolos em Jerusalém antes de ser capturado e crucificado. A pintura é uma referência para todo o cristianismo e acompanha a humanidade há centenas de anos. Leonardo da Vinci captura o instante quando Jesus revela que um de seus amigos o trairá. Mostra momentos antes da Eucaristia, com Jesus pegando o pão e uma taça de vinho como símbolos-chave do sacramento cristão.
7. Perspectiva
Os conhecimentos de matemática de Leonardo da Vinci foram fundamentais para a criação da perspectiva da obra, com a ajuda de barbantes e pregos. Todos os elementos da pintura direcionam a atenção para a cabeça de Cristo. Para conseguir esse efeito, o pintor colocou um prego no meio da pintura e puxou cordões para as extremidades para criar um desenho absolutamente proporcional.
6. Simbolismo
A Última Ceia contém várias alusões ao número três. Na arte católica, três representa a divindade ou a Santíssima Trindade. Existem 3 janelas, os apóstolos estão em 3 grupos e Jesus tem uma forma triangular. Também se teoriza que A Última Ceia é uma representação do sistema solar e do zodíaco. Cada apóstolo reflete a característica dos 12 sinais. Por exemplo, Cristo é o Sol iluminando a cena com sua luz divina. Judas representa Escorpião na posição de Marte, um sinal de traição.