Aracaju é a capital do estado de Sergipe, na costa nordeste do Brasil. É conhecida pelas praias, incluindo a Praia de Atalaia, ao centro. Contando com um pouco mais de 640 mil habitantes, a capital do menor estado brasileiro, Sergipe, é menos badalada que as vizinhas Salvador e Maceió mas também guarda paisagens incríveis além de outras vantagens que atraem os turistas. Confira abaixo uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a cidade de Aracaju.
10. Bons hábitos
Aracaju já foi declarada pelo Ministério da Saúde como a capital da qualidade de vida e chama atenção pelos hábitos saudáveis dos moradores. O estado de Sergipe tem a menor proporção de fumantes do país e, Aracaju, é a segunda capital do país com menor índice de fumantes do Brasil.
9. Orla
Aracaju tem uma das orlas mais bonitas e completas do Brasil. A infraestrutura que circunda a praia de Atalaia é um show de opções: além de bares e restaurantes, o espaço conta com quadras, kartódromo, uma enorme pista de skate e três lagos com uma linda área verde no entorno.
8. Cidade Planejada
Aracaju foi a primeira capital planejada do Brasil. As ruas são dispostas em uma projeção geométrica super organizada. Além do fato de tudo ser perto e acessível. O aeroporto, por exemplo, fica perto da Orla da Atalaia, que fica perto dos principais hotéis da cidade.
7. Mangaba
Sergipe é o maior produtor de mangaba do país, o que significa que você encontrará essa fruta nas suas mais variadas formas na cidade de Aracaju, capital do estado.
6. Caranguejo
Ir a Aracaju sem comer caranguejos é praticamente impossível. Esse crustáceo é um aperitivo delicioso e muito tradicional na cidade. Para quebrar as patas e saborear a carne branca e suculenta é necessário alguma técnica, mas não se preocupe que rapidamente você a prende.
5. Amendoim cozido
O amendoim já era produzido em Sergipe, cozido em salmoura e mantido no próprio caldo. Na tentativa de conservar o alimento por mais tempo, os produtores decidiram adicionar limão ao cozimento. O resultado, não foi o esperado e o amendoim foi deixado escorrendo em uma peneira para, em seguida, descartar o prejuízo. Depois de experimentar o amendoim seco, os produtores concluíram que haviam descoberto, por acaso, uma nova forma de cozinhar o alimento. Em 2013, amendoim verde cozido, passou a ser reconhecido oficialmente como patrimônio imaterial de Sergipe.
4. Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz
O Mercado Municipal Antônio Franco e o Thales Ferraz, localizados no centro de Aracaju, são os locais indicados para comprar lembrancinhas da cidade e apreciar a riqueza artesanal da região. Nestes importantes pontos de Aracaju há peças de artesanato de diversos tipos: toalhas de renda, bordados, chapéus de palha, objetos em cerâmica, e também queijos, castanhas, rapaduras, diferentes tipos de cachaça e outros exemplares da gastronomia e das artes de Sergipe. Ambos os mercados são interligados pela passarela das flores.
3. Maior árvore da Natal do mundo
Aracaju entrou para o Guiness Book, em 2007, com a maior árvore de natal do mundo. Por mais de 20 anos, a árvore da Energisa foi montada no bairro Coroa do Meio. No ano em que entrou para o livro dos recordes, ela alcançou 110,11 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares.
2. Museu da Gente Sergipana
Inaugurado em 2011, o Museu da Gente Sergipana fica no prédio que abrigou o tradicional colégio Atheneu entre 1926 e 1969 e já foi sede de instituições do governo. Hoje o espaço abriga obras de artistas locais em instalações marcadas pela interatividade.
1. Crôa do Goré
A Crôa do Goré, situada entre Aracaju e os municípios de Aracaju, Itaporanga D’Ajuda e São Cristovão, é uma pequena ilha que surge quando a maré do rio Vaza-Barris fica baixa. Para acessar o local é preciso ir até a praia do Mosqueiro, que fica a 25 quilômetros do centro de Aracaju, e de um povoado de pescadores ir até a croa de catamarã.