Por Lígia Saba
Araneae é uma ordem de artrópodes da classe Arachnida que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de aranhas ou aracnídeos. Tem distribuição natural em todos os continentes, com excepção da Antártida, e ocorrência em praticamente todos os tipos de habitats terrestres. Apresentam oito pernas e maioritariamente quelíceras que injetam veneno, diferenciando-se anatomicamente dos restantes artrópodes por um plano corporal (tagmose) caracterizado por dois tagmas, o cefalotórax e o abdómen, unidos por uma estrutura pequena e cilíndrica, o pedicelo. Para saber um pouco mais sobre esse animais que causam tanto medo em algumas pessoas, sendo até responsáveis por uma fobia (Aracnofobia), preparamos uma lista com 10 características e curiosidades sobre a aranhas que você provavelmente ainda não sabe. Vem conferir!
10. De todas as espécies de aranhas já descobertas no mundo, cerca de 46 mil espécies, apenas uma é herbívora. Algumas espécies são capazes de caminhar sobre líquidos, nadar e até de respirar debaixo d’água.
9. O sangue das aranhas é transparente, e chamado de hemolinfa. Por ele circulam oxigênio, nutrientes e hormônios. O coração dos animais é apenas um tubo cercado por um músculo.
8. As aranhas que possuem veneno nocivo ao ser humano pertencem ao gênero Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria (todos encontrados no Brasil), além das espécies Atrax. As Latrodectus são as temidas “viúvas-negras”; as Loxosceles são chamadas de “arranhas-marrons” e as do gênero Phoneutria são conhecidas como “aranhas-armadeiras”.
7. Falando em viúvas-negras, essa espécie é famosa e recebe esse nome por devorarem os machos depois de se acasalarem com eles.
6. As aranhas não são insetos e, sim, aracnídeos. Isso porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6.
5. As aranhas praticam a reciclagem! Elas comem as próprias teias para recuperar parte da proteína utilizada para produzi-las.
4. Apesar de a maioria das aranhas ter uma expectativa de vida de aproximadamente um ano, algumas tarântulas podem viver por quase duas décadas.
3. Como as aranhas não possuem dentes, elas são incapazes de mastigar sua comida. Dessa forma, elas injetam substâncias digestivas em suas presas e, então, “sugam” o conteúdo de seus corpos.
2. A aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi ) está entre os maiores aracnídeos do mundo, podendo medir mais de 30 centímetros de comprimento.
1. Existem aranhas que tecem redes com suas teias. Essas redes são lançadas e usadas para capturar presas.