Por Lígia Saba
As borboletas, são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas super famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal “Rhopalocera”. Como outros insetos, o seu ciclo de vida consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago. Por serem geralmente coloridas e de grande a beleza a ponto de enfeitarem os jardins, as borboletas são insetos adorados e que chamam a atenção. Mas o que você sabe sobre elas? Preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre as borboletas.
10. Para voar, as borboletas dependem da energia do sol, captada por suas asas.
9. Elas conseguem enxergar em um raio de 360 graus. Seus olhos são formados por 12 mil pequenas partes que geram imagens em todos os sentidos. Também conseguem ver raios ultravioletas, imperceptíveis ao olho humano. Quanto às cores, enxergam o vermelho, o verde e o amarelo.
8. Suas cores servem para diferencia-las. É por meio delas que outros insetos sabem o sexo das borboletas e a que família pertencem.
7. Borboletas e mariposas são espécies muito próximas, sendo consideradas “irmãs” pelos cientistas. Elas pertencem à ordem Lepidoptera, uma das mais variadas do mundo animal. Além de muitas semelhanças, borboletas e mariposas realizam a metamorfose, passando do estado de lagarta para casulo e, finalmente, ganhando asas.
6. Estudos indicam que, provavelmente, existem mais de 150 mil espécies de lepidópteros, entre borboletas e mariposas, espalhados pelo mundo. Dessas, mais de 3.500 são encontradas no Brasil. Quando falamos apenas em borboletas, são mais de 17.500 espécies catalogadas.
5. Elas são capazes de usar os pés para degustar. Você já observou uma borboleta pousar delicadamente sobre uma flor? Pois saiba que durante esse ato gracioso ela está, na verdade, experimentando o sabor das flores com os pés. Essa é uma ótima forma de saber qual local é seguro para pousar, se alimentar e até reproduzir.
4. Segundo estudos, a expectativa de vida das borboletas varia muito, mas em geral possuem vida curta. Em média, elas vivem apenas entre 2 e 4 semanas após sair de seu casulo.
3. O macho e a fêmea se atraem pela cor e pelo cheiro, e podem se acasalar durante o voo. Depois de fecundada, a fêmea põe os ovos rapidamente. Em algumas espécies, isso leva apenas 24 horas. Os filhotes deixam os ovos em um período que pode variar de cinco a sete dias. Eles são, nessa fase, larvas.
2. Algumas espécies de mariposas são famosas por serem venenosas, suas irmãs borboletas não ficam para trás. É o caso das borboletas Ithomiini, encontradas em todo o Brasil. Esse inseto possui asas coloridas em tons de laranja e amarelo e se alimenta de uma planta venenosa chamada de leiteira. Essa substância tóxica é transmitida para a borboleta, que pode incomodar muito os predadores ou visitantes indesejados.
1. As borboletas voam, no máximo, a 20 km/h. As mariposas, no entanto, podem atingir o dobro dessa velocidade.