10 curiosidades sobre as pirâmides do Egito

Por Lígia Saba 

As Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em alvenaria construídas pela civilização do Antigo Egito. São túmulos construídos em pedra para abrigar os corpos dos antigos Faraós, e exercem enorme fascínio e despertam muita curiosidade atraindo visitantes de diversas partes do mundo. A construção das pirâmides se deu em um período em que que florescia no Egito uma civilização rica e poderosa. Segundo historiadores e pesquisadores, as edificações começaram no Antigo Império (2.686 a 2.181 a.C.) e perduraram até o século IV d.C. Contudo, o auge das construções é destacado entre os períodos da Terceira e Sexta Dinastia (por volta do ano de 2.325 a.C). Apesar dos diversos avanços nos estudos sobre essas robustas estruturas de pedra, construídas a milhares de anos, ainda restam muitas entrelinhas a serem decifradas sobre as Pirâmides do Egito. Preparamos um lista com 10 curiosidades sobre essas construções que você não pode deixar de conferir. 

10. Há 123 Pirâmides do Egito catalogadas, no entanto, nem todas se encontram de pé ou em bom estado de conservação. Sendo que as três que mais se destacam são: Pirâmide de Keóps; Pirâmide de Kfrén e Pirâmide de Miquerinos.

9. As pirâmides do Egito, por apresentarem uma estrutura que aponta para para cima, simbolizam a ascensão dos faraós ao céu.

8. A pirâmide mais antiga do egito é a do faraó Djoser.

7. A pirâmide de Kéops é a mais antiga e a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que se encontra praticamente preservada até hoje.

6. A grandiosidade das pirâmides do Egito e o luxo dos túmulos tem a ver com poder e refletem a importância política e religiosa que o corpo ali sepultado representou para a civilização.

5. Estudos revelam que na estrutura da maior de todas as pirâmides, a de Kéops, a pedra mais leve pesa 500 kg e a mais pesada, 6 toneladas.

4. Os egípcios possuíam avançados conhecimentos matemáticos, visto que estudos realizados pelo famoso arqueólogo, William Petrie (1853-1942), indicam, por exemplo, erros de desnivelamento de apenas 15 milímetros na base de 230 metros da pirâmide de Kéops.

3. Estudos apontam que as pirâmides foram construídas por camponeses que trabalhavam nas terras pertencentes aos faraós.

2. Todas as pirâmides do Egito foram erguidas na margem oeste do Rio Nilo, na mesma direção do sol poente. Os egípcios acreditavam que os faraós se juntariam ao Sol ao serem enterrados daquele lado.

1.  A orientação das três pirâmides de Gizeh (keops, Kefrén, Micerinos) coincide exatamente com a das três estrelas centrais da constelação de Orión (que era Osíris para os egípcios).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp