10 curiosidades sobre as plantas

Veja as 10 curiosidades das plantas

No nível genético, cientistas descobriram, há quase 450 milhões de anos, um interruptor que permitia que as plantas retardassem a reprodução e deslocassem novas células para baixo das pontas dos brotos, preparando-se para a diversificação das plantas. Estudos de desenvolvimento mostraram que a repressão dos genes KNOX é necessária para a iniciação do primórdio

Por: Barbara Zani

10. A menor flor do mundo é a da Galinsoga parviflora , uma espécie de erva daninha , com apenas 1 milímetro de comprimento e 0,3 de largura.

9. A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, uma espécie de palmeira hermafrodita do Sri Lanka. A florada da Corypha ocorre apenas a cada 80 anos.

8. A maior árvore do mundo é a sequoia norte-americana. Um único espécime pode chegar a 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas de peso.

7. A árvore mais larga do mundo é o cipreste mexicano, que pode chegar a mais de 35 metros de “cintura”.

6. O joio é uma planta da família da mesma família Poaceae e é também chamado de “falso trigo”. Se for colhido e processado junto do trigo, pode comprometer a qualidade do produto. É por isso que se deve “separar o joio do trigo”.

5. Mais de 90% da composição da melancia é puro líquido. Pode parecer estranho, mas as melhores produções dessa fruta se dão em regiões secas.

4. Um bambu pode crescer mais de 90 centímetros num único dia.

3. Comuns no Brasil, os eucaliptos são originários da Austrália. Presume-se que existam cerca de 600 espécies diferentes naquele país.

2. O trigo é uma gramínea da família Poaceae, da qual também fazem parte a aveia, a cevada, o centeio e o arroz.

1.O feno é uma forragem usada como alimento do gado e preparada com leguminosas e gramíneas – o que inclui o trigo.

Tags: