Por Lígia Saba
As cobras são répteis ofídios, que por serem de sangue-frio necessitam regular sua temperatura por meio da luz do sol. Podem ser venenosas ou constritoras, aquelas que matam suas presas através do estrangulamento. Estes animais existem no mundo todo mas são muito comuns no continente africano e asiático, algumas espécies são conhecidas por fazerem parte da lista dos animais mais venenosos do mundo. Para conhecer um pouco mais sobre as cobras preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre este animal, que você provavelmente ainda não sabe. Vem conferir!
10. As cobras comem com intervalos de até 15 e 20 dias, algumas podem passar meses sem uma refeição. Isso porque, uma vez que, elas engolem o alimento inteiro, sem mastigar, sue processo de digestão é extremamente lento.
9. No Brasil, existem quatro gêneros de cobras venenosas e a cobra que mais causa acidente é jararaca, responsável por 85% dos casos de picadas em seres humanos. Seguida pela coral e pela cascavel.
8. A Taipan-do-interior é a cobra terrestre mais venenosa do mundo. Só pra ter uma ideia, apenas 110 mg do seu veneno pode matar aproximadamente 100 homens! O veneno é altamente neurotóxico e age paralisando o sistema nervoso da presa, causa parada respiratória e coagula o sangue. Essa espécie de cobra é encontrada na Austrália e geralmente se alimenta de pequenos mamíferos como ratos.
7. A maioria das cobras põe ovos, mas algumas espécies são ovovivíparas e guardam os ovos dentro dos seus corpos até estarem prontos para eclodir. A gestação de uma serpente pode levar até oito meses e o número de filhotes varia muito conforme a espécie.
6. Toda serpente produz substâncias tóxicas na boca, porém poucas têm a capacidade de injetá-las, por não possuírem presas para isso. O veneno, misturado à saliva, só funciona na digestão dos alimentos. As cobras que conseguem injetar seu veneno são as chamadas de peçonhentas.
5. A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo, chegando a medir 4 metros de comprimento. Uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas.
4. As cobras são surdas, elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo. Já o sentido do olfato é feito pela língua, o órgão é dividido em duas partes, para conseguir detectar odores que venham de lados diferentes.
3. A espécie Cascavel é muito conhecida por ter uma espécie de chocalho em sua extremidade, que emite um som muito característico. Esse calo ósseo se forma a cada troca de pele da cobra e cada anel queratinizado vai se encaixando conforme as trocas. Estudiosos acreditam que o barulho está relacionado a um mecanismo de defesa das cascavéis, já que as cobras agitam sua cauda quando estão irritadas.
2. Desde 1997 a legislação brasileira permite criar algumas espécies de cobras como animal de estimação. O IBAMA, órgão responsável pelo meio ambiente e recursos naturais renováveis, autoriza a posse de cobras não-peçonhentas como a jibóia, cobra milho, píton da índia e píton real.
1. A extensão do bote de uma cobra corresponde a 1/3 do seu tamanho.