10 curiosidades sobre Mercúrio

Mercúrio é o menor dos oito planetas do sistema solar e o mais próximo do sol. Ao contrário de alguns outros planetas, Mercúrio é conhecido pelos humanos desde os tempos antigos. Embora sua data de descoberta seja desconhecida, a primeira menção a ele foi em 3.000 aC e foi proposta pelos sumérios. Estar perto do Sol, desvendar os segredos de Mercúrio ainda é um desafio para a humanidade, porém, a pesquisa científica vem se desenvolvendo e hoje aprendemos mais sobre este fascinante planeta.

Confira agora as 10 curiosidades deste pequeno e quente planeta

Por: Barbara Zani

10. Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar – apenas um pouco maior que a Lua da Terra.

9. É o planeta mais próximo do Sol, estando a uma distância de cerca de 36 milhões de milhas (58 milhões de quilômetros) ou 0,39 UA.

8. Um dia em Mercúrio (o tempo que leva para Mercúrio girar ou girar uma vez em relação às estrelas) leva 59 dias terrestres. Um ciclo de dia e noite em Mercúrio leva 175.97 dias terrestres. Mercúrio faz uma órbita completa ao redor do Sol (um ano no tempo de Mercúrio) em apenas 88 dias terrestres.

7. Mercúrio é um planeta rochoso, também conhecido como planeta terrestre. Mercúrio tem uma superfície sólida e crivada, muito parecida com a lua da Terra.

6. A fina atmosfera de mercúrio, ou exosfera, é composta principalmente de oxigênio (O2), sódio (Na), hidrogênio (H2), hélio (He) e potássio (K). Átomos que são expelidos da superfície pelo vento solar e pelos impactos micrometeoróides criam a exosfera de Mercúrio.

5. Foi descoberto recentemente que Mercúrio se move como um longo cometa, com uma cauda por trás dele. Essa cauda é composta de átomos de sódio, que saem de sua superfície. Eles são empurrados pela intensa pressão da radiação do Sol, fazendo com que o planeta pareça ter um longa cauda.

4. Um ano em Mercúrio é de 88 dias, mas um dia solar em Mercúrio equivale a 176 dias terrestres. Como esse planeta está muito próximo do Sol, ele sofre um fenômeno de fechadura gravitacional. Assim, sua rotação vai diminuindo com o tempo, se igualando com sua órbita ao redor do Sol.

3. Nenhuma evidência de vida foi encontrada em Mercúrio. As temperaturas diurnas podem chegar a 430 graus Celsius (800 graus Fahrenheit) e cair a -180 graus Celsius (-290 graus Fahrenheit) à noite. É improvável que a vida (como a conhecemos) possa sobreviver neste planeta.

2. Permanecendo na superfície de Mercúrio, na sua distância mais próxima do Sol, nossa estrela pareceria três vezes maior do que na Terra.

1. Apenas duas missões visitaram este planeta rochoso: Mariner 10 em 1974-5 e MESSENGER, que passou três vezes por Mercúrio antes de entrar em órbita em torno de Mercúrio em 201

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp