Por: Estefhanny Garcia
Se te perguntarem “qual o animal mais mortal do mundo?” Você provavelmente pensaria em leões, tubarões ou em qualquer animal que seja considerado um predador. Entretanto os números dizem o contrario, existe apenas um animal que tem uma contagem média de mortes de 1.000.000 de pessoas por ano. Os mosquitos podem parecer apenas pequenas pragas, mas esses insetos podem ser os animais mais mortíferos do mundo, na lista a seguir você vai descobrir algumas curiosidades sobre esses animais.
10 – Os mosquitos têm vida curta
Os mosquitos têm uma vida útil de 4 dias a 1 mês, dependendo da espécie, a maioria dos mosquitos ficam “ativos” do amanhecer à noite e descansa durante o dia. Os mosquitos geralmente procuram áreas fechadas, como fendas em rochas, buracos no solo, árvores, arbustos ou ervas daninhas espessas. Independente da espécie, todos os mosquitos precisam de água para completar seu ciclo de vida. É muito importante evitar água parada, pois a água parada serve como criadouro para os mosquitos.
9 – A malária não é causada por um vírus ou bactéria
J. W. Meigen, um entomologista Alemão, nomeou Anopheles como um gênero de mosquito. Com aproximadamente 460 espécies reconhecidas, mais de 100 delas podem transmitir a malária. No entanto, é importante notar que a malária na maioria das vezes é rotulada erroneamente como um vírus, quando na verdade é causada por parasitas chamados Plasmodium.
8 – Os mosquitos são importantes na cadeia alimentar
Embora os mosquitos serem uma praga os humanos, eles criam uma importante fonte de biomassa na cadeia alimentar. Os mosquitos servem de alimento para peixes como larvas, para pássaros, sapos, morcegos e algumas espécies são importantes polinizadores, eles também ajudam a filtrar os detritos para que a vida das plantas prospere, assim como polinizar as flores.
7 – Toxorhynchites são os maiores mosquitos
Também conhecidos como “Mosquito Elefante”, Toxorhynchites é um gênero diurno com uma aparência relativamente colorida. É considerada a maior espécie conhecida de mosquito, com até 18 mm de comprimento e 24 mm de envergadura.
6 – Os mosquitos preferem picar pessoas com sangue tipo O
Os mosquitos consideram os doadores universais de sangue (Tipo O) mais saborosos. Segundo pesquisas, humanos com sangue tipo O são picados duas vezes mais na pele em comparação com outros tipos de sangue.
5 – Os mosquitos só têm duas coisas em mente
pode-se dizer que o único propósito de um mosquito é se alimentar e acasalar. Assim que os mosquitos emergem de suas poupas, eles podem acasalar nos primeiros dias. As fêmeas colocam seus ovos de noite e fazem sexo a cada 3 noites, até 3 vezes. Ao longo da vida os mosquitos podem botar ate 500 ovos.
4 – Os pesquisadores descobriram um fóssil de mosquito com 46 milhões de anos
Em 2013 pesquisadores descobriram dois fósseis de mosquitos e descobriram que os mosquitos pré-históricos tiveram mudanças mínimas em relação aos mosquitos modernos. Os pesquisadores encontraram os fósseis no xisto de uma cordilheira em Montana EUA.
3 – Mosquitos não voam muito alto
Os mosquitos só podem voar até 8 metros de altura ou menos, no entanto o mosquito tigre asiático é um dos “pilotos” mais capazes, ele consegue chegar a uma altura de 12 metros acima do solo.
2 – O ciclo de vida do mosquito têm 4 estágios
Os estágios da vida de um mosquito são os estágios de ovo, larva, pupa e adulto. Ao submergir na água, seus ovos eclodem em menos de cinco dias , as larvas de mosquitos são criaturas aquáticas que se desenvolvem em poupas em apenas cinco dias, já as popas se transforma em mosquitos adultos em apenas 2-3 dias.
1 – Os mosquitos matam mais humanos do que a guerra
Cerca de 150 milhões a 1 bilhão de pessoas morreram em guerras ao longo de toda história da humanidade. Entretanto os mosquitos mataram 52 bilhões de pessoas desde o início da história.