Por Lígia Saba
O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar. É um arco multicolorido, formado por sete cores, com o vermelho em seu exterior e o violeta em seu interior. É quase impossível encontrar alguém que não tenho visto esse fenômeno ao vivo pelo menos uma vez, principalmente em dias chuvoso e ensolarados, mas o que mais você sabe sobre os tão bonitos e místicos arco-íris? Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre este fenômeno, preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre os arco-íris.
10. A palavra Íris provém da mitologia grega, e refere-se a uma deusa que era considerada a mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu.
9. Antes da invenção da eletricidade, os únicos comprimentos de onda eletromagnéticos presentes na Terra em qualquer quantidade significativa eram aqueles correspondentes às cores vistas em um arco-íris.
8. Arco-íris são um fenômeno exclusivamente óptico. Dessa forma, esse fenômeno não se trata do reflexo de objetos físicos reais com dimensões e massa espaciais.
7. Embora os humanos percebam um arco-íris dividido em faixas de cores distintas, as fotografias em preto e branco revelam que os arco-íris são, na verdade, um espectro contínuo de cores sombreadas umas nas outras.
6. O arco-íris, que são imagens distorcidas do sol, apareceriam como círculos completos se o horizonte da Terra não bloqueasse nossa visão.
5. O arco de um arco-íris é relativo à posição da pessoa que o observa, portanto, é impossível para duas pessoas realmente verem exatamente o mesmo arco-íris.
4. Se uma pessoa tiver um ponto de observação alto o suficiente, como no topo de uma montanha ou de um avião, ela poderá observar um arco-íris como um círculo completo.
3. A lenda sobre potes de ouro escondidos no final do arco-íris pode ter começado porque o arco-íris nunca toca o solo, então seu “fim” nunca pode ser encontrado.
2. O arco-íris foi usado pela primeira vez como um símbolo do movimento LGBTQIA+ quando uma drag queen exibiu uma bandeira de arco-íris em 1978.
1. O arco de todos os arco-íris é sempre visto em um ângulo entre 40 e 42 graus acima de uma linha imaginária que passa pela cabeça do observador.