Chamado de ouro líquido, o azeite é um grande aliado da alimentação mediterrânea, é considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo e está na origem de múltiplos benefícios para a nossa saúde. Portanto, o azeite é um símbolo da dieta mediterrânea, e o termo foi promovido por Ancel Keys em 1945.
Por: Barbara Zani
10. São necessários 6 quilos de azeitonas (aproximadamente) para se conseguir obter 1 litro de azeite.
9. O azeite deve ser guardado em recipientes bem fechados e colocados em espaços escuros que estejam a uma temperatura amena, pois os seus principais inimigos são o oxigénio, o calor e a luz.
8. As azeitonas são verdes e pretas. As cores estão relacionadas com o amadurecimento. Elas são pretas quando estão amadurecidas; e são verdes antes de estarem amadurecidas.
7. A qualidade ou o sabor das azeitonas não estão relacionados com a cor do azeite.
6. O azeite não envelhece bem, ou seja, não fica melhor com o decorrer do tempo.
5. Quando o azeite está perante baixas temperaturas, vai-se tornando-se espesso e opaco; solidifica.
4. O azeite ja foi usado como lubrificante e até como impermeabilizante de tecidos.
3. Era cediado na Grécia Antiga os jogos Olímpicos e desde essa época, aos vencedores, eram-lhes destinadas coroas feitas de ramos de oliveira entrelaçados.
2. Neil Armstrong e Buzz Aldrin, deixaram um ramo de oliveira feito em ouro na lua, pois o ramo da oliveira simboliza a paz.
1. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e aludem à paz mundial pretendida, por isso a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu no seu símbolo os ramos de oliveira.