Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o dia das mães

O Dia das Mães é uma criação moderna cuja história remonta aos Estados Unidos no início do século XX. No entanto, durante este período, a celebração e homenagem da mãe não eram exclusivas dos americanos. Os historiadores sabem que, nos tempos antigos, os festivais e celebrações eram uma homenagem às mulheres grávidas. Então, podemos ver que há muito tempo as mães foram consideradas figuras importantes na família e na sociedade.

Confira as 10 curiosidades desse dia tão especial

Por: Barbara Zani 

10- Dia comemorado na antiguidade grega

Muito antes de esta data ser institucionalizada em quase todos os países, o Dia das Mães já era celebrado pelos povos da Grécia antiga, aproximadamente entre o ano de 1.100 a.C e 146 a.C, consistindo numa festa em devoção aos deuses da mitologia, onde a maior homenagem era para Rhea, mãe de todos os deuses. Esta festa acontecia sempre no mês de março com o objetivo de homenagear a figura materna das gregas.

9-  As mães eram homenageadas pelos romanos

Antes também da data institucionalizada no mundo contemporâneo, os romanos faziam suas homenagens às mães por meio de uma grande festividade ocorrida no início de março, conhecida como “Matronália”.

8- A data foi criada por uma professora

A professora norte-americana, Anna M. Jarvis (1864-1948), que perdeu sua mãe no ano de 1905 e com isso passou por um intenso processo depressivo, despertou a preocupação de suas melhores amigas que, para amenizar a dor da professora, resolveram fazer uma festa em homenagem à memória da mãe de Anna. Devido ao conforto que ela sentiu e a alegria ela batalhou para consagrar o segundo domingo do mês no dia das mães.

7-  No Brasil, esta comemoração iniciou em 1932

O Dia das Mães foi institucionalizado no Brasil durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1932.

6- A mãe com mais número de filhos 

A brasileira  Madalena Carnaúba é a brasileira com o maior número de filhos biológicos registrados. Nascida no dia 22 de julho de 1920, Madalena teve 32 filhos durante seus 90 anos de vida. Ela faleceu em janeiro de 2011. Apesar de ter sido uma das mulheres mais férteis do mundo, Madalena não chegou nem perto da recordista mundial no quesito maternidade.

5- Indonésia 

Na Indonésia, o Dia das Mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.

4- Buda

Buda honrou as mães quando disse: “Uma mãe, mesmo que arrisque a sua vida, ama e protege o seu filho para que o homem possa cultivar a compaixão pelo mundo inteiro”.

3- Etiópia 

Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres, mães e filhas,  fazem uma dança em homenagem às famílias.

2- México

O Día de las Madres (sempre em 10 de maio) é uma das melhores festas mexicanas para os restaurantes e os grupos de mariachis. Graças à alta demanda, as famílias costumam contratar um grupo com meses de antecedência para tocar só para a mamãe, e as crianças a acordam pela manhã com a canção tradicional “Las Mañanitas”, numa amostra do espetáculo que virá depois.

1- Cravos 

Em 2016, os americanos gastaram 2,4 bilhões de dólares em flores no Dia das Mães (contra 792 milhões em cartões comemorativos). Os cravos são a flor tradicional para a mãe (até Anna Jarvis os mandava)